Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede recebe CAPES

publicado: 01/04/2016 00h00, última modificação: 08/11/2021 19h34
Encontro aconteceu no período de 29 a 31 de março com a participação de representantes do Fórum Nacional de Dirigentes da Pesquisa, Pós-graduação e Inovação – FORPOG
01-04-16 conif_capes.jpg

- Foto: Picasa

Publicado: Sexta, 01 de Abril de 2016, 10h12

A proposta do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) apresentada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – CONIF, através do Instituto Federal Espírito Santos – IFES está sendo avaliada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O encontro aconteceu no período de 29 a 31 de março com a participação de representantes do Fórum Nacional de Dirigentes da Pesquisa, Pós-graduação e Inovação – FORPOG. Participaram também a coordenadora da Câmara Técnica de Pesquisa e Inovação do CONIF, Profa. Rosana Cavalcante dos Santos, reitora do Instituto Federal do Acre – IFAC.

A reitora destaca a importância da oferta do Mestrado Profissional que é desejo dos servidores dos Institutos Federais. “A Rede possui hoje aproximadamente 34 mil professores e 31 mil técnicos-administrativos. As capacitações como mestrado e doutorado para estes profissionais significam diretamente a elevação da qualidade do ensino para os mais de 740 mil alunos que a Rede possui em cursos técnicos, superiores e de pós-graduação”.

Esta é a primeira vez que a coordenação da Câmara Técnica de Pesquisa e Inovação do CONIF é composta por uma representante da Região Norte, fato destacado pela reitora. “A maioria dos cursos de mestrado e doutorado está concentrada no Sul e Sudeste do Brasil, o que dificulta a capacitação, a fixação de profissionais na região Norte e também o avanço das pesquisas científicas. Com o Mestrado em Rede abriremos um leque de oportunidades para a elevação do Ensino, da Pesquisa e da Extensão Tecnológica na Região Norte”.

A proposta de Mestrado em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) foi organizada por um grupo de trabalho dos Institutos que passou pelo credenciamento de instituições, com a proposta de reunir professores-doutores habilitados para a oferta de pós-graduação com linhas de pesquisas voltadas à Educação Profissional e Tecnológica.

Segundo a Profa. Rosana Cavalcante dos Santos, a oferta de um programa em rede nacional é uma forma de corrigir as assimetrias regionais. “Programa da magnitude do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica proposto pelo FORPOG com apoio do CONIF e SETEC, atende regiões como o Norte do Brasil, que será beneficiada com profissionais que atendam as necessidades da região”.

O PROFPT será semipresencial ofertado pelas instituições que compõe a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica associadas em rede nacional, coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo, conduzindo ao título de mestre em Educação Profissional e Tecnológica. O IFES foi escolhido pela experiência que tem na oferta de cursos de Pós-graduação e a proposta prevê 20 polos distribuídos por todos os Estados.