Notícias

Campus Xapuri

Acadêmicos de Gestão Ambiental do Campus Xapuri devem se preparar para o Enade 2016

publicado: 10/08/2016 16h03, última modificação: 16/10/2025 17h47
Concluintes do curso já podem se cadastrar no sistema do Enade para ter acesso às funcionalidades utilizadas durante a realização do exame

Alunos concluintes do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental ofertado no IFAC/Campus Xapuri já podem ir se preparando. Eles participarão, este ano, do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) junto com acadêmicos de graduação de 18 áreas em todo o Brasil. O Enade é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004.

O objetivo do Enade é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

Antes do Exame, os acadêmicos devem se atentar para alguns procedimentos, como:

Conferir o período de inscrição relativo à sua condição e acompanhar o processo por meio de comunicação constante com sua coordenadora de curso (responsável pelas inscrições). O período de divulgação pública da lista de estudantes inscritos e solicitação de inclusões ou retificações à IES é de 12 a 21 de agosto de 2016;
Realizar o seu cadastro no sistema Enade: http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/. Para fazer seu cadastro o estudante precisa realizar o primeiro acesso, informando CPF e e-mail válido. Este cadastro é importante para que o estudante tenha acesso às funcionalidades que serão utilizadas durante a realização do Enade;

Além do cadastro, os alunos devem preencher o Questionário do Estudante que estará disponível no período de 20 de outubro a 20 de novembro.

A participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável ao registro da regularidade no histórico escolar, assim como à expedição do diploma pela Instituição de Ensino Superior.

O Enade é obrigatório para concluintes de bacharelado com expectativa de conclusão do curso até julho de 2017 ou que já tenham concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso até o fim do período de inscrição. Também devem realizar o exame estudantes de cursos superiores de tecnologia com expectativa de conclusão até dezembro de 2016 ou que tenham cumprido mais de 75% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de inscrição.

Provas – As provas serão realizadas em 20 de novembro, às 13 horas (horário de Brasília) e terão duração de quatro horas.

Estudantes de todos os cursos a serem avaliados farão prova de formação geral, com dez questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha. Nas provas específicas, serão 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha.

Com informações do INEP/MEC e Pró-Reitoria de Ensino