Notícias

Campus baixada do sol

Alunos de Agroecologia do Campus Baixada do Sol realizam visita à Resex Chico Mendes

publicado: 09/08/2016 17h51, última modificação: 16/10/2025 17h21
O principal objetivo da visita é mostrar aos alunos do IFAC a vida e produção dos seringueiros na unidade sustentável
visita-resex-chico-mendes-cbs-alojamento-Assis-Brasil.jpg

Alunos do 2º período do Curso técnico em Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC/Baixada do Sol visitaram a Resex Chico Mendes nos municípios de Xapuri e Assis Brasil. A ação tinha como objetivo dar oportunidade aos discentes de vivenciar e conhecer mais sobre Unidades de Conservação e as atividades econômicas e de subsistência desenvolvidas pelas comunidades tradicionais.

A atividade foi planejada e desenvolvida pela professora Deborah Freitas, como parte integrante da disciplina de Legislação Ambiental e da Produção Orgânica. Durante a visita houve também a coleta de dados para a composição de pesquisa referente ao Mestrado Profissional em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia – INPA, desenvolvido em convênio com o IFAC.

Antes da visita, os alunos receberam instruções sobre Unidades de Conservação (UC), populações tradicionais, segurança alimentar, abordagens de pesquisa em comunidades tradicionais e outros assuntos relacionados, além de assistirem a palestras do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio sobre a gestão das UCs e a Resex Chico Mendes.

Durante a visita, os alunos conheceram as atividades econômicas e de subsistência desenvolvidas pelos extrativistas, observando as práticas conservacionistas e tradicionais adotadas pelos seringueiros. Nesse contexto os acadêmicos puderam também conhecer os seringueiros e suas colocações, e se relacionar com a produção agroextrativista realizada por eles.

Os discentes vivenciaram a realidade e as dificuldades de produção e escoamento dos produtos na Resex, bem como a importância de políticas públicas que fortaleçam a agricultura familiar e promovam a segurança alimentar dos extrativistas.

Sobre a Resex

A Reserva Extrativista Chico Mendes foi a segunda criada no Brasil, em 1990. É uma Unidade de Conservação de uso sustentável, que possui mais de 970 mil hectares, abrangendo sete municípios no estado do Acre: Rio Branco, Capixaba, Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Sena Madureira.

Vivem na Unidade de Conservação cerca de 10 mil pessoas que tiram seu sustento do extrativismo do látex e da castanha, da criação de aves, suínos e bovinos e do plantio de mandioca, arroz, feijão, frutas e hortaliças.

A Resex é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio que decide as ações a serem desenvolvidas em conjunto com os extrativistas.