Notícias
Campus baixada do sol
Apresentação marca encerramento do projeto Orquestra de Violões do Campus Baixada do Sol
A Orquestra de Violões do IFAC/Campus Avançado Baixada do Sol se apresentou na quinta-feira, 11, pela tarde, no prédio da Reitoria do Instituto Federal do Acre. A apresentação marcou o encerramento do projeto coordenado pelo professor de Música, Douglas Marques. Servidores da Reitoria prestigiaram o evento.
Além do docente que atua como Violonista e Diretor artístico, a orquestra é composta por mais três alunos violonistas: Elexandro Acásio de Almeida, Emelly Maryane Campos da Cunha e Greiciane Coelho Camargo.
O repertório preparado pela orquestra contou com valsas nº 1 e nº 2 de Othon G. da Rocha Filho, executadas pela violonista Greiciane. Os andantinos de A. Cano e M. Carcassi foram executados pela violonista Emelly e as canções folclóricas El Condor Passa (Peru), Don Simon (Espanha) e Bravo (França) foram interpretadas pela orquestra.
O professor Douglas explica que as aulas do projeto tiveram início em março deste ano com mais de 20 alunos. Contudo, a dificuldade do violão erudito levou muitos a desistirem. “A gente fez uma iniciação à música erudita, fez com eles aprendessem a ler partitura aplicada especificamente ao violão, e aí, durante o processo eles começaram a desistir. Mas eu posso te dizer com segurança que os meninos que ficaram desenvolveram muito bem o que eles aprenderam, capacidades cognitivas que são pertencentes ao instrumento, como tocar duas melodias ao mesmo tempo e ler na clave de sol com uma certa segurança e isso me deixa bastante feliz. Hoje é o resultado desse projeto e vai coroar todo esse esforço que foi feito por eles”, disse orgulhoso.
O docente explicou ainda sobre a experiência dos violonistas com o instrumento musical. “Alguns alunos foram oriundos do integrado onde já tínhamos trabalhado com o coral e teatro, desde 2015, então eles já tinham uma iniciação”. É o caso da violonista Emelly Maryane que participa das atividades de Música no Campus e já se apresentou várias ocasiões com o Coro Cênico. “Eu comecei a tocar violão com o professor Douglas nas atividades da Baixada do Sol. Comecei do início mesmo, sem saber nada e fui aprimorando e agora estamos aí encerrando o projeto. Eu acredito que todo instrumento tenha a sua dificuldade, mas conforme vamos treinando, aprendemos a lidar com cada habilidade”, disse Emelly que é aluna do 3º ano de Desenho de Construção Civil.
A reitora do IFAC, Profa. Rosana Cavalcante dos Santos, disse que era uma honra assistir à apresentação da orquestra na Reitoria. A reitora ainda afirmou que os professores da área de cultura têm seus projetos potencializados com os investimentos da PROEX, como foi o caso da Orquestra, cujo projeto foi contemplado em edital de extensão. “Com o recurso conseguimos comprar as estantes e os apoios para o pé que são importantes para o curso”, disse o professor Douglas.
