Notícias
Atletas do IFAC se preparam para a etapa Norte dos Jogos dos Institutos Federais
Em 2016, a etapa norte dos Jogos dos Institutos Federais será sediada pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM) sendo realizada em Manaus no período de 26 a 31 de agosto. O IFAC já está com a presença garantida no evento que deve reunir estudantes dos IF’s dos sete Estados da região. A delegação do IFAC, composta de 83 integrantes entre atletas e servidores, viaja para Manaus na próxima quinta-feira, 25.
Atletas dos campi Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira, Baixada do Sol e Xapuri participarão dos jogos. Eles competirão nas modalidades de Atletismo (feminino e masculino), Tênis de mesa (masculino), Xadrez (feminino e masculino), Vôlei de Praia (masculino), Basquetebol (feminino e masculino), Futsal (feminino e masculino) e Handebol (feminino e masculino).
O professor Marcelo Pereira garantiu que as equipes de Tarauacá que competirão no Futsal, Vôlei de Praia, Atletismo e Xadrez estão treinando pesado para os jogos em Manaus. “Os treinos estão sendo executados duas vezes por semana, além das atividades realizadas diariamente pelos alunos. Estamos utilizando as quadras do município, estádio de futebol, ruas e o Campus Tarauacá como espaço de treinamento”, disse o docente. Ele completou dizendo que está com expectativas positivas sobre a participação do IFAC na etapa Norte do JIF. “Não está faltando dedicação e desejo de conquistar medalhas. Espero que tenhamos uma participação sólida e eficaz, chegando na melhor colocação em todas as disputas e com esperança de classificação para a etapa nacional”, declarou.
A atleta de Xadrez do Campus Tarauacá, Maria Jannayna de Barros Torquato, vai competir nos jogos pela primeira vez. Também é a primeira visita que a estudante faz à cidade de Manaus. Ela contou que está ansiosa pelos jogos e como está se preparando: “Estou treinando todos os dias na escola, em casa e até pelo celular. Pretendo dar o meu melhor podendo passar de fases”.
Crescimento
A servidora Tanayra Rocha é técnica da equipe de Handebol Feminino do Campus Baixada do Sol, campeã do JIFAC 2016 que aconteceu em Tarauacá no mês de julho (foto). Ela explicou que a equipe joga junto há um ano e que observa o crescimento desta e das atletas no dia-a-dia. “Acredito que, durante esse ano que se passou, conseguimos amadurecer enquanto equipe e focar nessa competição que é a mais importante para nós. Nos importamos em dar um passo de cada vez, e jogar cada jogo, como se fosse uma final de Copa do Mundo ou de um mundial de handebol”, compartilhou. A técnica também explicou sobre o treinamento das atletas que compreende, além do aspecto físico e tático, o emocional. “Tento prepará-las em todas as áreas, pois compreendo que o esporte funciona como uma balança, precisamos ter equilíbrio no tático/técnico, no físico e no psicológico, sendo que, se um destes não funcionar, podemos perder o jogo”, disse Tanayra.
“Que esse JIF seja uma competição justa. Que nenhuma de nós ou de nossas adversárias se machuquem e que consigamos colher os frutos de tantos treinos, trazendo para casa a medalha de ouro”, disse a atleta de Handebol, Marcela da Costa Lima, do Campus Baixada do Sol. Pela primeira vez em Manaus, Marcela que não pôde competir na etapa Norte do JIF em 2015, afirmou que a preparação da equipe para os jogos é intensa, com treinos três vezes por semana e com o incentivo da treinadora que dialoga frequentemente com a equipe. A atleta já participou do JIFAC, dos Jogos Escolares e da Copa promovida pela Casa do Estudante Acreano (CEA).
Tanayra Rocha também está auxiliando no treinamento do estudante Douglas Carneiro, que vai competir na prova de 200 metros do Atletismo, na qual ganhou ouro no JIFAC 2016, além de ser um reforço na equipe de Futsal de Tarauacá, também vencedora nos Jogos do IFAC em 2016. O atleta, que sempre praticou o Futsal e competiu na modalidade, garantiu que se sente preparado para o JIF. “Estou me preparando para os jogos com treinos físicos pesados. Me sinto preparado para competir e trazer a medalha de ouro no Atletismo e ajudar a equipe de Futsal do meu Instituto a fazer uma boa participação nos JIF”, afirmou.
Expectativas
O atleta Diego da Costa Aquino, do Campus Cruzeiro do Sul, vai competir em quatro provas do Atletismo: 400 metros, 800 metros, 1.500 metros e revezamento 4 x 400. Ele já participou da etapa Norte do JIF em 2015, que aconteceu em Porto Velho. No JIFAC deste ano, Diego ganhou medalha de ouro nas quatro provas do Atletismo em que vai competir em Manaus (foto). Para buscar o pódio, ele disse que está treinando durante a semana no período da tarde e que está ansioso pela participação. “Quero dar o meu melhor representando meu campus e meu Estado com muito orgulho”, disse.

Também do Campus Cruzeiro do Sul, participa o atleta Paulo Vitor que ganhou duas medalhas de bronze no salto em distância e no revezamento 4x100 na etapa norte do JIF 2015 (foto). No JIFAC 2016 ele também teve uma participação exitosa conquistando o ouro nos revezamentos 4 x 400 e 4 x 100 e no salto em distância. Paulo Vitor está treinando duas vezes por semana e disse que espera bons resultados: “Espero que seja proveitoso, com medalhas e um bom desempenho, fazer novas amizades, desenvolver mais o lado esportivo e competitivo”.
Histórico recente no JIF
Em 2015, o IFAC participou da etapa norte do JIF em Porto Velho com a maior delegação do Instituto na história dos jogos, composta de 79 pessoas, entre alunos/atletas e servidores/treinadores. No evento, o IFAC subiu ao pódio em cinco momentos. A primeira medalha foi o bronze conquistado pelos alunos Paulo Vitor, Lucas Andrade, Fernando Nascimento e Jailson Melo na prova de revezamento 4x100m do Atletismo. Também nesta modalidade, foram conquistadas mais três medalhas: prata no arremesso de peso, com o atleta Edson Vieira; bronze no salto em distância masculino e feminino com os atletas Paulo Vitor e Tamires Ferreira, respectivamente. Além das vitórias no Atletismo, Tainá Nogueira, Nayara Salles e Laiza Braz conseguiram a medalha de bronze no Xadrez por equipes feminino.
