Notícias
Notícias
IFAC abrigará edição do Hackathon/2016 na 3ª Techweek
- Foto: Picasa
A terceira edição da Techweek - Semana de Tecnologia do Instituto Federal do Acre – IFAC promete. O evento acontecerá de 05 a 08 de outubro, no Campus Rio Branco e terá como tema “Startups: semeando ideias tecnológicas”. A novidade é que, além de palestras e minicursos, a atividade irá abrigar uma das edições do Hackathon – maratona de 24 horas de programação de softwares que atendam a um fim específico ou projetos livres que sejam inovadores e utilizáveis.
O Hackathon é promovido no Acre pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) em parceria com o Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e as instituições de ensino superior. A parceria para a inserção do Hackathon dentro do Techweek foi uma gestão direta do pró-reitor de Extensão do IFAC, Prof. Fábio Storch de Oliveira, que enfatiza a consolidação da Semana de Tecnologia do Instituto como um projeto de extensão de sucesso, chegando agora a sua terceira edição.
Este ano as maratonas já aconteceram na UFAC (15 e 16 de julho), na Uninorte (26 e 27 de agosto) e esta semana, dias 02 e 03, acontece na FAAO - Faculdade da Amazônia Ocidental. Estão previstas também uma edição na Faculdade Meta (Fameta) e em outubro no IFAC, dentro da Techweek.
Estudantes do IFAC já participaram das duas edições este ano. A Profa. Luana Oliveira de Melo, diretora de Articulação com a Sociedade da Pró-reitoria de Extensão (PROEX) e docente de Informática do Campus Rio Branco, representou o Instituto nas solenidades de abertura das duas etapas do Hackathon/2016. Ela também é coordenadora do Projeto Start, formado por alunos do IFAC que foram vencedores em edições anteriores da maratona. “A Techweek ganhará com o Hackathon/2016. Estaremos fortalecendo ainda mais o estímulo à prática e o exercício da integração com outros estudantes e profissionais”, declarou.


Na abertura do evento na Uninorte, no último fim de semana, a secretária de Estado e Ciência e Tecnologia, Renata Souza, destacou o papel do Governo de incentivar e promover o empreendedorismo jovem e citou a proposta de uma incubadora de projetos no eixo de Informação e Comunicação que vem sendo proposta pelo IFAC.
