Notícias

Primeiro Planetário Móvel do Acre é inaugurado

publicado: 24/08/2016 17h38, última modificação: 28/10/2025 11h27
Equipamento do IFAC irá atender estudantes e comunidade de todo o Estado
planetarioabre.jpg

Imagine-se deitado, em total penumbra, podendo admirar e compreender a disposição das estrelas, planetas, cometas e outras luzes do céu. Imagine-se viajando pela nossa galáxia e conhecendo o que pensaram os gregos ao denominar as mais de 80 constelações conhecidas hoje. O Instituto Federal do Acre – IFAC agora oferece esta viagem através do seu Planetário Móvel, que foi inaugurado na manhã desta terça, 23 de agosto, no Campus Rio Branco, na Capital.

Mal foi instalado e o equipamento já possui uma escala de viagens pelo Estado para proporcionar a população conhecimento sobre Astronomia, Física, História e outras ciências. O projeto é coordenado pelo Profa. Cleyton Assis e conta com a colaboração de estudantes e egressos do IFAC e da Universidade Federal do Acre – UFAC. O Planetário foi adquirido graças a uma emenda parlamentar do deputado federal Sibá Machado.

Na solenidade de lançamento do Planetário, o Prof. Cleyton Assis, contou que o sonho da aquisição do equipamento foi reforçado na realização da 66ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), quando servidores e alunos monitoraram o Planetário do do Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST instalado no evento, por onde durante ua semana passaram mais de 4 mil estudantes. “Estou muito feliz com a realização deste sonho que poderá ser efetivando ao alcançar a comunidade escolar do ensino fundamental ao superior do Acre, como Ensino e como Extensão”, disse.

O diretor Geral do Campus Rio Branco, Wemerson Fittipaldy, agradeceu a todos os parceiros e a comunidade envolvida com a proposta. Reforço que foi dado pelas palavras do Prof. Fábio Oliveira, pró-reitor de Extensão. “Agradecemos sempre ao deputado Sibá porque ele busca respostas para a realização dos nossos sonhos e este é mais um projeto realizado graças ao seu comprometimento com a Educação e com a Ciência”, enfatizou, citando ainda o investimento que está sendo feito através do edital de incentivo a extensão, onde hoje mais de 80 projetos concorrem em todos os campi.

Como resposta, o deputado e atual secretário de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, Comércio e dos Serviços Sustentáveis aproveitou o clima das Olimpíadas para deixar um conselho para os alunos. “Os esportes são importantes, mas com 35 anos de idade, o atleta já está pensando em parar. Já o cientista não tem idade. Temos grandes gênios que passaram dos cem anos. Façam esportes, vivam a cultura, mas sejam cientistas para sempre”, incentivou Sibá Machado.

Também presente no dispositivo de autoridades, o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Márcio Batista, demonstrou gratidão e reconhecimento pelo IFAC por suas ações educacionais na Capital que vão além da oferta de cursos técnicos e superiores. “Vocês chegam as comunidades também através de ações como Pronatec”, lembrou.

Respondendo algumas sugestões sobre incentivos, a reitora do IFAC, Profa. Rosana Cavalcante dos Santos, disse que a instituição tem como prioridade o incentivo a participação dos alunos nas Olimpíadas de Conhecimento. “Nosso foco é sempre o aluno. Agora, por exemplo, que vivemos uma crise, ao invés de reduzir, aumentamos o auxílio estudantil”, disse a reitora.

A cerimônia de lançamento do Planetário contou também com a presença do secretário de Estado de Direitos Humanos, Nilson Mourão, do secretário adjunto de Ciência e Tecnologia do Acre, Prof. Pascoal Muniz, da diretora de Inovação da Secretaria de Estado de Educação, Cleide Prudêncio e do deputado Jonas Lima.

Reconhecimento

Aproveitando a solenidade de entrega do Planetário foram realizadas as entregas de medalhas e certificados de 2015 da Olimpíada Brasileira de Físicas das Escolas Públicas (OBFEP), da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica  (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MBF).

 O aluno do terceiro ano do curso Técnico em Informática (integrado ao médio), André Afonso Peixoto, saiu com três medalhas no peito pelas colocações nacional e estadual. Seus colegas Olício Rodrigues da Silva Neto, João Vitor Carlos Rebouças, Ana Paula Vieira de Andrade, July Lei de Oliveira e Marcus Vinicius da Silva também foram certificados. E os egressos do IFAC do mesmo curso, Gabriel Marques da Silva Abreu e Beatriz Nascimento Gomes, hoje ambos estudantes da UFAC, foram premiados.

O Campus Rio Branco do IFAC foi agraciado ainda pelo reconhecimento institucional de incentivo a Olimpíada Brasileira de Física. O ex-diretor da Unidade, Prof. Paulo Roberto de Souza, entregou uma placa para o atual diretor, Wemerson Fittipaldy.