Notícias
Campus Xapuri
Servidores visitam comunidade da Resex para possíveis parcerias
- Foto:
Professores e técnicos do Campus Xapuri estão desenvolvendo ações na comunidade São João do Guarani dentro da Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes, no município. No sábado, dia 06, o grupo de trabalho esteve na comunidade dialogando para a escolha de possíveis cursos de formação inicial e continuada (FIC). De seis temas apresentados, três foram escolhidos para serem desenvolvidos ainda este ano: oficinas de confecção de queijos, licores e sabão caseiro.
Desde o início do ano o grupo de trabalho vem se aproximando na comunidade, localizada a cerca de 40 quilômetros da cidade e bastante conhecida pelas romarias do período junino. Os servidores do IFAC estão construindo projetos de extensão com as lideranças do São João do Guarani em parceria com a gestão local do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
Além das oficinas, está previsto o desenvolvimento de círculos de histórias com base na metodologia do Museu da Pessoa - que tem como objetivo registrar, preservar e transformar em informação, histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade. No caso dos seringueiros, por exemplo, eles poderão compartilhar suas histórias e experiências de vida com os membros do grupo e suas comunidades.
“A visita foi muito produtiva, saímos com um calendário de atividades, montaremos agora um projeto de extensão com as ações escolhidas pela comunidade e continuaremos com o projeto de elaboração do FIC” disse uma das professoras.