Notícias

Campus Tarauacá

Alunos de Tarauacá realizam evento sobre o Dia da Consciência Negra

publicado: 06/12/2016 11h47, última modificação: 07/11/2025 15h32
As atividades foram propostas pelo Núcleo de Estudos Afro Brasileiro e Indígena
consciencia_negra_tk.jpg

Estudantes do campus Tarauacá, do Instituto Federal do Acre (IFAC), realizaram diversas atividades referentes ao Dia da Consciência Negra. O evento, que contou com a integração de diversas turmas, foi proposto pelo Núcleo de Estudos Afro Brasileiro e Indígena (NEABI), que é coordenado pela professora Cristiane De Bortoli.

As atividades, que foram desenvolvidas durante o dia 19 de novembro, contaram com apresentação teatral, roda de capoeira, jogos, além de exposições e declamações de poemas. De acordo com Cristiane De Bortoli, a peça teatral fez referência à chegada dos escravos às fazendas das colônias. Expressividade desenvolvida na apresentação fez referência à história, economia e dança.

A roda de capoeira, realizada pelo grupo Senzala, mostrou a boa desenvoltura dos integrantes, como também dos alunos do campus que fazem 

parte do grupo. Durante o evento, os estudantes também fizeram a exposição de um jogo de tabuleiro, denominado mancala. O jogo, que é de origem africana, foi desenvolvido com materiais recicláveis e ficará disponível junto ao acervo didático da instituição.

As turmas de 1º ano do Ensino Médio, também fizeram a exposição de esculturas de bonecos afro-brasileiros. As obras foram confeccionadas com materiais diversos. Outro espaço que chamou atenção dos participantes foi o de tatuagem de henna. Em parceria com profissionais da área, os jovens puderam entender um pouco mais sobre os significados dos símbolos africanos. Além disso, os tatuadores também falaram um pouco sobre a arte e realizaram tatuagens de henna em diversos estudantes.

Com as exposições de painéis, os alunos conheceram mais sobre personalidades consagradas mundialmente, como Zumbi dos Palmares, Pelé e Mandela. Também foi realizada apresentação do Coral do IFAC/Tarauacá, que cantou repertório formado por samba de roda, cacuriá e ciranda.

Para finalizar as atividades, os alunos fizeram diversas apresentações de poesias e mitos africanos, além de também terem assistidos filmes e documentários, ao longo da semana, sobre questões relacionadas à temática afro-brasileira.