Notícias
Notícias
Alunos do IFAC são premiados na 12ª Olímpiada Brasileira de Matemática
Três alunos do Instituto Federal do Acre (IFAC), dos campus Rio Branco e Tarauacá, estão entre os premiados da 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A disputa, que é considerada a maior do gênero no mundo, contou com a participação de 18 milhões de estudantes em todo o país, sendo que destes 6.502 foram medalhistas e 42,4 mil estudantes receberam menções honrosas.
Pela segunda vez, o estudante do curso integrado em Informática, André Alfonso Peixoto, recebeu medalha de bronze. Andreia Santiago Jeronimo, que estuda no campus Rio Branco, e David Cordeiro de Mello, que cursa o ensino médio em Tarauacá, receberam menção honrosa. A expectativa, conforme o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), responsável pela realização do evento, é de que as premiações sejam entregues em 2017.
Professor de Matemática, Paulo Roberto Souza, explica que para chegar ao final da disputa, os jovens participaram de duas fases na competição. A primeira, que compreende na realização de prova objetiva, aconteceu no mês de junho. Somente do campus Rio Branco, 145 alunos fizeram a prova.
Após o resultado, os estudantes que obtiveram a melhor pontuação foram encaminhados para a segunda fase da disputa. Esta, que contou com uma prova de caráter dissertativo, foi realizada em setembro. “Além de resolverem os problemas, os estudantes, nesta fase, também precisaram explicar o resultado das questões”, explica Paulo Roberto.
Para o docente a participação dos alunos em eventos que estimulam o conhecimento é de grande importância. “Estas competições fazem com os alunos reforcem os estudos, pense num futuro melhor e ainda ampliem os conhecimentos adquiridos. Além disso, passam a compreender melhor e ter gosto pela matemática”.
Em relação a edições anteriores da OBMEP, o IFAC vem se destacando desde o ano 2011. Até hoje, 10 estudantes já foram premiados nacionalmente com medalhas e menções honrosas.
De acordo com Paulo Roberto, além dos estudantes, o IFAC conta atualmente com profissionais técnicos e docentes que também já foram premiados durante a Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. São eles: Suellen Cristina Enes Valentinm da Silva, Jonas da Conceição Nascimento Pontes, Luciana Medeiros Nogueira e William Pedrosa Maia.
“Ter estes profissionais no Instituto e mostrar isso aos alunos é mais um incentivo para que eles estudem e pensem no futuro”, destaca Paulo Souza.
OBMEP
Criada em 2005, a OBMEP é a maior olimpíada estudantil do Brasil e tem como metas estimular o estudo da matemática, como também revelar talentos. A Olimpíada é atualmente realizada com recursos dos Ministérios da Educação (MEC) e de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e conta com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).