Notícias

Notícias

IFAC assina parceria para apoiar atividades de corte e costura no Estado

publicado: 27/12/2016 05h07, última modificação: 12/11/2025 18h27
O IFAC irá contribuir através da Incubadora de Empreendimentos de Base Tecnológica e da Economia dos Setores Popular e Tradicional do Acre (Incubac)
Corte-e-costura-1.jfif

A reitora do Instituto Federal do Acre, profa. Rosana Cavalcante dos Santos, assinou, na quinta-feira, 22, parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios, do projeto de desenvolvimento da cadeia produtiva de corte e costura. O Estado está investindo área, com o fornecimento de equipamentos e capacitações de três mil costureiras, o que vai possibilitar a geração de emprego e renda para as famílias.

O evento contou com a participação de dezenas de costureiras, autoridades e instituições presentes e, na oportunidade, o secretário de Pequenos Negócios Henry Nogueira anunciou investimento de mais R$ 3 milhões para o segmento. A proposta do Governo do Estado é fazer com que, futuramente, o Acre possa ter um polo de confecção de moda, que atenda, sobretudo, a demanda local, o projeto visa a qualificação de mão de obra, para elevar a competitividade e agregue valor aos produtos no mercado da moda.

A reitora disse que o IFAC pode contribuir através da Incubadora de Empreendimentos de Base Tecnológica e da Economia dos Setores Popular e Tradicional do Acre (Incubac), ligada a Pró-reitoria de Inovação, Pesquisa e Pós-graduação. “Podemos contribuir com o Estado, fortalecendo as ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Pequenos Negócios, colaborando para que o Estado crie as condições ideais para o seu desenvolvimento”.

O IFAC tem participado de várias parcerias com o Estado, como a realização de pesquisa para na área da Piscicultura, além de vários projetos desenvolvidos com a participação de docentes e alunos. “Esta é mais uma das inúmeras parcerias que realizamos com o Estado, através das secretarias de Estado. Já realizamos convênios com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), com a Secretaria de Estado de Turismo e com a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seap). Agora vamos colaborar com a cadeia de corte e costura”, disse a reitora.

A Incubac visa fortalecer a política pública de Economia Solidária no Estado e, para isso, mantém contato com o Fórum Acreano de Economia Solidária e com as Secretarias dos Governos Estadual e Municipal ligadas ao movimento de Economia Solidária, a partir da base também fornecida pelo cadastro no Sistema de Informação em Economia Solidária – SIES da Secretaria Nacional de Economia Solidária.

A Incubadora de Empreendimentos de Base Tecnológica e da Economia dos Setores Popular e Tradicional do Acre é um projeto financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, com a parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE e o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação – MCTI.