Notícias

Reitoria

IFAC participa de encontro sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar

publicado: 19/12/2016 06h11, última modificação: 12/11/2025 17h52
O evento foi realizado pela Secretaria Nacional de Educação Profissional e Tecnológica
IMG-20161209-WA0014.jpg

Com objetivo de discutir estratégias de fortalecimento e implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o Instituto Federal do Acre (IFAC), juntamente com outras seis instituições federais de ensino, participou do I Encontro Técnico sobre o Pnae. O evento foi realizado pela Secretaria de Educação Profissional e Técnica, que faz parte do Ministério da Educação, em Brasília.

Membro da Comissão de Implantação do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o coordenador de Apoio Socioeconômico, Edu Gomes da Silva, juntamente com o diretor de Desenvolvimento de Rede, Romero Filho, representou o IFAC no evento e destacou a importância de se discutir políticas para o desenvolvimento adequado de ações para a alimentação escolar.

“Participar de um momento como este é de extrema importância para o IFAC, pois sabemos que a alimentação escolar é uma das demandas mais importantes para os discentes. Inclusive o resultado de pesquisa realizada pela Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil, em parceria com os campi, reforçou esta necessidade. A participação neste encontro possibilitou identificar os casos exitosos que os demais Institutos estão desenvolvendo para implementar e executar o Pnae”, ressaltou Silva.

O encontro, que foi realizado entre os dias 08 e 09 de dezembro, contou com a realização de rodas de conversa sobre a alimentação escolar na rede federal, debates sobre agricultura familiar, o programa de aquisição de alimentos, estratégias e fortalecimento do Pnae, além da discussão sobre as principais estratégias e desafios a serem implementados nas instituições.

Ao final do evento, conforme explica Edu Gomes da Silva, os participantes conseguiram elaborar documento em que foram identificados os principais gargalos na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar, quais as experiências exitosas que possibilitam serem executadas na rede federal e quais estratégias poderão ser utilizadas para identificar as causas da não execução do Pnae nos Institutos.

Além do IFAC, também participaram representantes dos Institutos Federais de Alagoas (IFAL), Goiano (IFGoiano), de Brasília (IFB), Farroupilha (IFFAR), do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas) e ainda do Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro.