Notícias

Campus Rio Branco

Música Medieval e Renascentista marca encerramento das atividades do Lepem em 2016

publicado: 20/12/2016 09h32, última modificação: 12/11/2025 17h57
As apresentações do Laboratório de Estudos em Performance Musical foram realizadas campus Rio Branco
musica-medieval1.jfif

Com a apresentação do projeto Música Medieval e Renascentista foi realizado o encerramento em 2016 das atividades do Laboratório de Estudos em Performance Musicial (Lepem), no campus Rio Branco. A ação, que foi preparada pelos professores de Música, Douglas Marques Luiz e Radamir Lira de Sousa, aconteceu na tarde desta segunda-feira (19.12), na unidade de ensino.

Além do professor Douglas Marques Luiz, a apresentação contou com a participação da cantora lírica Luthiene Bittencourt, que é docente da Universidade Federal do Acre (Ufac). Ao som do instrumento musical típico da Europa renascentista, o alaúde, o dueto apresentou um repertório com canções de diversos países em uma atmosfera intimista.

“O projeto de Música Medieval e Renascentista foi aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão e também conta com a participação da professora Luthiene Bittencourt, da Ufac. É um trabalho interessante porque mostra um repertório que não é veiculado na grande mídia. Até mesmo nos programas específicos de música erudita este é um repertório que não se toca com muita frequência. Quem assiste a este repertório está, com certeza, tendo acesso a algo que é único e bastante especial”, disse o docente.

Entre os dias 05 e 19 de dezembro, o Lepem realizou cinco apresentações musicais no campus Rio Branco. As atividades contaram com a participação e exposição dos projetos: Orquestra de Câmara de Violões, o Duo Menestréis e o Coral do IFAC composto por integrantes do Biofonéticos, Mozart Donizeti e Inglês com Música.

Atualmente o Laboratório de Estudos em Performance Musicial é coordenado pelos professores Douglas Marques Luiz e Radamir Lira de Sousa, e é realizado na sala C-102, no campus Rio Branco.

A expectativa para o próximo ano, segundo os coordenadores, é que o Lepem ofereça curso de iniciação ao violão erudito e prática em canto coral. A proposta é ampliar as atividades relacionadas à música e disseminar a cultura entre estudantes, professores, técnicos e comunidade em geral.