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Campus Rio Branco

Professora de Química usa jogos para incentivar aprendizado de alunos

publicado: 13/12/2016 07h05, última modificação: 11/11/2025 16h18
A produção dos materiais também contou com a participação dos estudantes
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Para que os estudantes do 1º ano A e B, do curso técnico em Informática, compreendessem melhor os conceitos e fórmulas químicas, a professora Jordana Riss, que atua no campus Rio Branco, desenvolveu 14 tipos de jogos diferentes. Junto com os aluno, a docente montou o “Cassino Científico”, bingo, roleta, cartas, dados e jogo da memória. Os conteúdos desenvolvidos foram de ligações químicas, interações intermoleculares e radioatividade.

“A partir de pesquisas relacionadas às metodologias inovadoras para o aprendizado de ciências, encontrei este método que usa jogos para o ensino. Adaptei para a área de Química e percebi que essa ferramenta é promissora, pois possibilita uma grande diversidade de jogos que podem auxiliar os alunos. Foi gratificante acompanhar cada etapa do projeto e ver o quanto os alunos estavam motivados, aprendendo e se divertindo” destacou Jordana Riss.

 

Além dos estudantes do 1º ano A e B, o projeto também contou com a parceria da professora de Artes, Josiane Cestaro, e da aluna do 2º ano, do curso técnico em Informática, Vanessa Ricardo, que também é monitora no campus Rio Branco.

Além de aplicar as atividades no campus Rio Branco, a professora também pretende divulgar o projeto para escolas da rede pública do município, como também convidar outros professores para que o projeto seja ampliado e o “Cassino Científico” envolva todas as disciplinas do ano letivo.

“A partir da aplicação dos jogos conseguimos perceber que os alunos começaram a criar uma certa afinidade e mais interesse com a disciplina. Após a realização do projeto, ficou claro que sempre vai existir um meio de facilitar o complicado. Basta um pouco de dedicação”, reforçou a professora.

Após a realização dos jogos, que aconteceu no último dia 06 de dezembro, os alunos receberam um formulário de auto avaliação e responderam a um questionário. O objetivo desta etapa é saber se realmente os jogos contribuíram para o aprendizado dos jovens.  Com o resultado do trabalho, a expectativa é de que seja produzido artigo científico pela aluna Vanessa Ricardo, com orientação da professora Jordana Riss.