Notícias
Projeto de extensão busca aproximar comunidade e Poder Público
- Foto:
Mais uma ação do projeto de extensão “Estreitando Laços” foi realizada com moradores da comunidade de São João do Guarani, localizada na Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes, no município de Xapuri. A atividade, que contou com a confecção de sabão caseiro fabricado com produtos residuais desenvolvidos pela comunidade, foi realizada em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
As atividades realizadas durante a ação foram coordenadas pelo servidor Wallisson Luis, e pela docente Tatiane Clem, que deu seguimento as discussões com a comunidade. Além desta oficina, os moradores também já receberam capacitações em outras áreas, como exemplo a oficina de produção de queijo, coordenada pelo docente Jefferson Barros, que também integra o “Estreitando Laços”.
De acordo com a professora Tatiane Clem, as oficinas partem de um levantamento prévio feito com a comunidade e cada etapa fica a cargo de um servidor diferente conforme a demanda.
O projeto também conta com a participação de docentes e técnicos administrativos do IFAC nas áreas de alimentos, assistência social, engenharia florestal, química, farmácia, biologia.
Extensão
O projeto “Estreitando Laços” visa aproximar os moradores da Resex com o IFAC e o ICMBio através de oficinas que promovam a transferência de técnicas nas áreas de produção de alimentos/produtos e desenvolvimento comunitário. Outro objetivo do projeto é fortalecer os vínculos entre os moradores da reserva e trabalhar o sentimento de pertencimento destes em relação ao território.
Segundo a professora Tatiane Clem, a Resex tem sofrido com o desmatamento ilegal e a ocupação irregular. “Diante disso, nosso projeto tenta fortalecer a população e aproximá-la do IFAC e ICMBio para que, juntos, possamos combater as irregularidades com formações que viabilizem a permanência destas comunidades na Reserva”.
Em busca de apoio para viabilizar a logística e o financiamento do projeto, as atividades para o próximo ano do “Estreitando Laços” já foram diagnosticadas e estão em processo de planejamento.
