Campus Cruzeiro do Sul

Ifac realiza I Seminário do Pibid no Campus Cruzeiro do Sul

publicado: 15/01/2016 00h00, última modificação: 08/11/2021 19h07
Evento teve como tema “A Inovação Científica e Social no Âmbito Escolar”. Paralelamente, o Campus promoveu a Semana Acadêmica das Licenciatura em Matemática e Física
15-01-16 ccs-i-seminario-pibid (1).jpg

Publicado: Sexta, 15 de Janeiro de 2016, 07h13

Fotos: Prof. George Franco

O Pibid que teve como tema “A Inovação Científica e Social no Âmbito Escolar”. Paralelamente, o Campus promoveu ainda a Semana Acadêmica das Licenciatura em Matemática e Física.

Os eventos foram organizados pelas coordenações Institucional e de Área do Pibid, encabeçadas pelos professores Maria Ana Lima e Orleinilson Batista, respectivamente e em conjunto com as coordenações das Licenciaturas em Matemática e em Física do Campus de Cruzeiro do Sul. O objetivo dos seminários era divulgar as ações realizadas em 2014 pelos alunos vinculados ao Pibid, nas Escolas Estaduais de Ensino Médio Craveiro Costa, Flodoardo Cabral e Madre Adelgundes Beck. Durante o evento, foram apresentados os projetos e o conhecimento adquirido na escola através de relato de experiências vivenciadas pelos bolsistas.

De acordo com a coordenadora Institucional do Pibid, Maria Ana, “o evento visou proporcionar uma análise reflexiva quanto à educação vivenciada na região do Vale do Juruá, dando suporte científico aos alunos para uma ponderação voltada a experimentação de metodologias direcionadas ao ensino das Ciências Física e Matemática”. “Além disso”, reforça, “foi ofertado também momentos de análise relacionada à formação de professores e sua repercussão nas práticas pedagógicas”. O Seminário contemplou alunos do Ifac Campus Cruzeiro do Sul e também da Universidade Federal do Acre (Ufac) Campus Floresta.

15-01-16 ccs-i-seminario-pibid (2).jpg

A programação incluiu palestras que abordaram os temas: “Realidade Educacional da Região do Vale do Juruá”; “História da Experimentação no Ensino de Física no Estado do Acre: contribuições para a formação do aluno” e “O Ensino de Matemática no Acre e Formação de Professores e Repercussão nas Práticas Pedagógicas”. Os estudantes participaram também de várias oficinas, entre elas, “Pibid na Física e na Matemática”; “O ensino de Física no Acre: formação e prática docente”, “A Matemática e os jogos no ensino” e “O uso das tecnologias no ensino de matemática”. Com isso, os discentes tiveram a oportunidade de consolidar de forma dinâmica, seus conhecimentos acadêmicos, refletindo e compreendendo melhor sua área de atuação por meio da junção entre o conhecimento teórico e experiência profissional como suporte em sua formação profissional.

Veja mais fotos do evento AQUI

(Com informações da Coordenação Institucional do Pibid no Ifac)