Notícias

Campus Sena Madureira

Adolescentes do ISE em Sena são certificados como Horticultores

publicado: 08/07/2016 16h13, última modificação: 13/10/2025 17h40
Curso ofereceu uma profissão aos educandos e vai possibilitar a retomada de projeto de horta orgânica na Unidade
ise_sm.jfif

Dezessete adolescentes privados de liberdade receberam na tarde do dia 27, o certificado de conclusão do curso profissionalizante de Horticultor Orgânico, que foi desenvolvido ao longo deste primeiro semestre na unidade de internação e semiliberdade, o Instituto Socioeducativo do Purus em Sena Madureira, localizado a 144 quilômetros da Capital.

Segundo o coordenador adjunto do Pronatec no Vale do Purus, Cleudo Farias, a capacitação é uma forma de garantir a reinserção dos socioeducandos na sociedade. “O intuito é incentivar e assegurar a esses jovens uma profissão para depois que eles ao concluírem suas medidas possam ter uma oportunidade de emprego e uma nova perspectiva de vida”, disse.

Para o diretor interino do Instituto Socioeducativo do Purus, Vanilson Barbosa, a parceria do IFAC/Pronatec é fundamental. “Toda e qualquer capacitação dessa natureza sem dúvida é uma ferramenta muito importante para formação pessoal e profissional desses adolescentes”, argumentou.

A formação em Horticultor Orgânico irá colaborar também para a reativação de uma horta na Unidade. De acordo com Barbosa, esta ação tem como alvo colocar em prática o ensinamento que os jovens receberam e também contribuir para uma boa alimentação. “Hoje temos a oportunidade de ativar novamente a horta, pois agora possuímos profissionais qualificados e certificados para isso”, destacou.

O supervisor do Pronatec em Sena Madureira, Ricardo Lima, conta que o diferencial do programa é a maneira de como são tratados os adolescentes reclusos, pois segundo não existe diferenciação dos restantes dos alunos do programa. “Todos receberam a mesma qualidade no ensino, o mesmo certificado’’, contou.