Notícias

Campus Rio Branco

Alunos do IFAC disputam vaga de parlamentar jovem 2016

publicado: 11/07/2016 10h30, última modificação: 13/10/2025 18h20
Dois alunos do curso técnico integrado ao médio do Campus Rio Branco foram pré-selecionados pelo Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2016
parlamento_jovem.jpg

Dois alunos do curso Técnico em Informática (integrado ao médio) do Campus Rio Branco estão disputando uma vaga de parlamentar jovem 2016.  Ao todo quatro estudantes de ensino médio do Acre estão concorrendo com todo o Brasil. O resultado final será divulgado no dia 19 de agosto.  Os selecionados irão a Brasília para vivenciarem, pelo período de uma semana (de 26 a 30 de setembro), o trabalho dos deputados federais com o debate sobre temas relevantes para a solução de problemas sociais do País.

É a primeira vez que alunos do Instituto Federal participam do Programa. Eles foram estimulados através de um projeto de extensão coordenado pelos professores Cláudia Ferreira de Almeida (docente de Direito) e João de Lima Cabral (docente de História) envolvendo ao todo 11 servidores, entre docentes e técnicos, dos dois campi na Capital (Rio Branco e Avançado Baixada do Sol), além de palestrantes da Secretaria de Estado de Educação –SEE, instituição responsável pela seleção estadual dos projetos.

Todas as turmas dos cursos técnicos integrado ao médio dos dois campi foram visitadas. O parlamentar jovem 2015 do Acre, o estudante Rodrigo de Paiva Soares (foto acima), da Escola Estadual João Batista Aguiar, ministrou palestra aos alunos do IFAC narrando sua experiência.

Não é pelo voto e sim por suas boas ideias que os jovens são selecionados. Eles escrevem projetos de leis que são na primeira fase analisadas por uma comissão estadual. As propostas pré-selecionados desta etapa são avaliadas por uma comissão da Câmara Federal. Entre os requisitos estão originalidade, justificativa da proposição, clareza, precisão e ordem lógica, relevância/mérito da proposição para a sociedade, se foi adequado o uso da modalidade escrita, se a proposição é de âmbito nacional e a técnica legislativa (adequação ao gênero textual).

A coordenadora do Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2016 da SEE, Vera Lucia Pires, conta que a proposta existe há 13 anos e o Acre sempre participou. “Este ano recebemos 25 projetos. Todos oriundos de escolas da Capital. Nossa meta é que estudantes de outros municípios também participem”, disse, elogiando a iniciativa dos professores do Instituto Federal em divulgar o Programa este ano, conquistando ‘de cara’ duas das quatro vagas.

Para a Profa. Cláudia Ferreira, que coordena o projeto de extensão sobre o tema, a iniciativa teve como alicerce “estimular a troca de experiências e práticas, promovendo os valores democráticos do Estado Brasileiro e incentivando a cidadania e o pensamento crítico dos alunos”.

Defesa da educação

As duas propostas dos alunos do IFAC que foram selecionadas tem como tema a Educação. O estudante Renato Freitas de Menezes, do terceiro ano do curso Técnico em Informática (integrado ao médio) sugere que a disciplina de Metodologia Científica seja incluída no currículo do ensino médio. “Penso que devemos começar a desenvolver o olhar científico antes de chegar à faculdade”, argumenta.

Já o estudante André Sales Lopes, do 2º ano do integrado ao médio de Técnico em Informática teve como base sua indignação com o preconceito. “Defendo que tenhamos um dia de conscientização religiosa nas escolas. Um dia para que todos possam conhecer sobre as mais distintas manifestações religiosas, visando que com o conhecimento possamos ser cidadãos mais conscientes e respeitosos”, falou.