Notícias
IFAC apresenta ações nas áreas de Pesquisa e Inovação em reunião com o SEBRAE
Em reunião conjunta realizada na segunda-feira, 4, com as presenças da reitora Rosana Cavalcante dos Santos, da pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Gírlen Nunes, e da pró-reitora de Ensino, Lucilene Acácio, o Instituto Federal do Acre – IFAC apresentou a diretores e gerentes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE-AC, as ações desenvolvidas nas áreas de Pesquisa e Inovação, além dos cursos ofertados em seus seis campi.
Essa é a segunda reunião realizada para a definição do Termo de Cooperação entre as duas instituições para o desenvolvimento de projetos com as Pró-reitorias e as direções-gerais dos campi. A primeira reunião ocorreu no dia 14 de junho, na Reitoria do IFAC, quando o superintendente Mâncio Cordeiro e equipe de gestores fizeram a apresentação institucional com explicações sobre o Mapa Estratégico que contempla a Missão, Visão e Marca, além dos princípios norteadores do SEBRAE.
Na reunião dessa segunda-feira, realizada na sala de cursos do SEBRAE, a diretora técnica Sídia Gomes representou o superintendente Mâncio Cordeiro, que se encontrava em agenda fora do Estado. Após a apresentação dos gestores presentes, a Pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Gírlen Nunes, fez um breve retrospecto histórico da criação dos Institutos Federais, através da Lei 11.892, com a participação da Pró-reitora de Ensino, profa. Lucilene Acácio, que apresentou uma síntese dos cursos ofertados nos campi do IFAC, com foco em demandas dos Arranjos Produtivos Locais.
Em seguida a reitora Rosana Cavalcante dos Santos demonstrou, em números, as ações desenvolvidas pelo IFAC nesses cinco anos, nas áreas da Inovação e Pesquisa, como a realização do X Connepi, com mais de 4 mil inscritos; a criação da Incubadora de Empreendimentos de Base Tecnológica e da Economia dos Setores Populares e Tradicionais do Acre (Incubac), que atualmente abriga sete empresas incubadas; o Projeto Start institucionalizado na Pró-reitoria de Inovação, Pesquisa e Pós-graduação, e desenvolvido por alunos do curso de Sistemas para Internet; e a criação da Editora IFAC, para a divulgação das produções científicas.
Entre os eventos que o IFAC organiza, além do Connepi, a reitora citou a realização do Seminário de Acompanhamento das atividades de Pesquisa do Termo de Cooperação com o Instituto Oswaldo Cruz, evento ocorrido nos dias 27, 28 e 29 de junho deste ano, além da participação no evento da Secretaria de Educação, o Viver Ciência, em setembro, quando serão apresentados no stand do IFAC os cursos ofertados pela instituição, e a organização do I Congresso de Ciência e Tecnologia do IFAC, previsto para ocorrer em novembro deste ano.
A reitora Rosana Cavalcante dos Santos explicou, ainda, que a instituição tem uma política de incentivar a participação de docentes em atividades através de editais envolvendo as áreas de Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica. “Nossos cursos têm como foco o empreendedorismo e, com recursos próprios desde 2014, incentivamos nossos docentes e técnicos a realizarem pesquisas nas áreas do conhecimento em que atuam, além da criação de grupos de pesquisas”, destacou a reitora.
Após a apresentação diretores e gerentes fizeram perguntas sobre oferta de cursos, como por exemplo, o Curso Tecnológico em Logística, e cursos de pós-graduação, em nível profissional, em áreas que atendam as demandas das empresas locais. Em seguida, ficou definido que o IFAC irá apresentar uma proposta do Termo de Cooperação para consolidar as ações que já estão sendo desenvolvidas entre as duas instituições, além de futuras parcerias, com a assinatura de convênios em áreas de interesse comuns, como estágios curricular e extracurricular, pesquisas com bambu, cosméticos e borracha, envolvendo docentes e alunos.

