Notícias

Pronatec

IFAC certifica moradores de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter pelo Pronatec

publicado: 26/07/2016 11h52, última modificação: 14/10/2025 18h38
Mais de 80 pessoas foram profissionalizadas em quatro cursos nos dois municípios de difícil acesso
portowalter.jpeg

Depois de 13 horas de barco, a equipe do Instituto Federal do Acre-IFAC no Vale do Juruá chegou finalmente ao município de Marechal Thaumaturgo para realizar mais uma etapa do calendário de certificações.

A cerimônia aconteceu no dia 02 de julho, no Centro Cultural de Florestania, e foram qualificados 83 moradores que participaram dos cursos profissionalizantes de Administrador de Empreendimentos Florestais de Base Comunitária, Agricultor Agroflorestal, Piscicultor e Reciclador.

Fizeram parte da composição da mesa de autoridades, o representante do prefeito de Marechal Thaumaturgo, Francisco Eládio Costa Rosa, o secretário de Assistência Social, Maricelson Barreto Firmino, a coordenadora do Centro de Assistência Social (CRAS), Jamilsa Lopes, o coordenador da Resex do Alto Juruá, José Domingo Garcia Inácio e a coordenadora do Pronatec no Vale do Juruá, Profa. Maiane do Monte.

Durante a solenidade, a coordenadora parabenizou os concluintes e falou sobre a importância dos cursos promovidos pelo Instituto Federal do Acre-IFAC através do Pronatec. “Vocês estão sendo capacitados para áreas específicas e que necessitam de mão-de-obra, e isso irá contribuir bastante na vida profissional de cada um de vocês”, disse.

O representante do prefeito, Eládio Costa Rosa, classificou o momento como mais uma conquista para os thaumaturguenses, pois contribui com o aprimoramento e aquisição de novas habilidades relacionadas com a área de atuação estudada pelos concluintes.

Porto Walter

Foram entregues 38 certificados para os moradores do município de Porto Walter que fizeram parte da turma de Fruticultor. A ação visa incentivar o cultivo de frutas e o manejo adequado do meio ambiente na região.

A representante do Sindicato os Trabalhadores Rurais, e também participante do curso, destacou a importância do acesso ao curso ofertado pelo programa para comunidade. “É muito gratificante saber que uma instituição tem o compromisso de levar um ensino de qualidade a comunidades distantes, dando oportunidade para aqueles que tinham acesso a esse tipo de qualificação”, disse Antônia Ângela Barbosa.

De acordo com o gerente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (SEDENS), Luiz Carlos da Silva, o processo de ensino veio para auxiliar a prática da atividade já desenvolvida é que era transmitida unicamente por membros da própria comunidade. “Os moradores tiveram a oportunidade de aprimorar técnicas para o cultivo adequadas das diversas espécies frutíferas”, falou.

Participaram do evento m Porto Walter o gerente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (SEDENS), Luiz Carlos da Silva, a coordenadora do Núcleo Estadual de Educação, Maria José Morais e representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porto Walter, Antônia Ângela Barbosa e a oordenadora do Pronatec do IFAC no Vale do Juruá.