Notícias

IFAC faz parceria com Instituto de Matemática, Ciência e Filosofia

publicado: 08/07/2016 17h33, última modificação: 13/10/2025 17h58
Proposta da Pró-reitoria de Extensão é impulsionar a participação de alunos do IFAC em olimpíadas de conhecimento, como a OBMEP
rb_mat.jpeg

Professores do Instituto de Matemática, Ciência e Filosofia (IMCF) ministraram um “aulão” para os alunos do curso Técnico em Informática (Integrado ao Médio), na manhã desta quinta-feira, dia 07. 

Além desta oportunidade, 12 alunos do Campus Rio Branco que passaram na primeira fase das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP estarão se  aperfeiçoando em atividades no ICMF. 

 Os professores Marcio Soares e Mustafa Sahid  e o coordenador do ICMF, Alessandro Nasserala, empolgaram os alunos falando tudo o que o Instituto oferece, de aulas de xadrez, robótica e outros. O órgão, ligado a Secretaria de Estado de Educação – SEE, é um descobridor de talentos. 

O convite para que eles apresentassem o ICMF partiu da Diretoria de Extensão Tecnológica da Pró-reitoria de Extensão - PROEX. Segundo o pró-reitor e Extensão, Prof. Fábio Storch de Oliveira, a proposta desta parceria é estimular os estudantes a se aprimorarem cada vez mais. “Estamos mapeando professores do IFAC que estimulam seus alunos em olimpíadas de conhecimento. Assim como estamos fazendo com o IMCF, pretendemos auxiliar todas as iniciativas propostas em todos os campi do IFAC”, noticiou. 

“Desde 2012 alunos do IFAC vem se destacando nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP. Este ano já temos 12 habilitados na primeira fase.  Com o apoio da ICMF, eles terão muito mais chances de passar nas provas da segunda etapa, em setembro deste ano”, contou o professor de Matemática, Paulo Roberto de Souza. 

O diretor de Extensão Tecnológica do IFAC, Prof. Araújo, lembrou ainda que o Instituto de Matemática, Ciência e Filosofia (IMCF) está com inscrições abertas para vários cursos. A entidade funciona no Centro de Referência e Inovações para Educação (CRIE), no Centro da Capital.