Notícias
Expoacre 2016
IFAC oferece cursos gratuitos e mostras de projetos no Campus do Agronegócio
A solenidade de abertura das atividades do Campus do Agronegócio da Expoacre 2016 consolidou o Instituto Federal do Acre – IFAC como fortalecedor de ações de Ensino, Pesquisa e Extensão na área dos Recursos Naturais no Estado. Agroecologia, Agricultura, Agropecuária, Agronegócios, Aquicultura, Florestas, Zootecnia, Gestão Ambiental e Meio Ambiente são alguns cursos técnicos e superiores (tecnologia e bacharelado) que o IFAC oferece em campi distribuídos em todas as regionais do Estado.
Uma parte destas ações está exposta em um pavilhão no espaço do Campus do Agronegócio, localizado atrás do Parque de Exposições. Curso de beneficiamento de peixes amazônicos; apresentação de diferentes tipos de ecossistemas aquáticos para criação de peixes; projeto sobre resíduos de Tambaqui na elaboração de produtos; apresentação do projeto Inovações tecnológicas com matérias primas regionais aplicadas à alimentação escolar; mostra de ingredientes e rações para peixes; criação de suínos em sistema agroecológico; apresentação de experimentos químicos envolvendo materiais do cotidiano; plantas que curam: Jardinagem ecológica; demonstração da construção de jardim vertical com garrafas PET; projeto Sementes Crioulas, Tradicionais ou Locais de Feijão; apresentação da constituição óssea de peixes amazônicos; apresentação de análises para tratamento de água; divulgação e demonstração de criação de peixes em sistema intensivo de cultivo e demonstração da produção de adubo orgânico são algumas destas ações que o público pode encontrar até sexta-feira, de manhã e a tarde, no espaço do IFAC. As ações são gratuitas e voltadas para os produtores familiares, extensionistas e estudantes de cursos técnicos.
A organização das atividades do IFAC no Campus do Agronegócio da Expoacre 2016 está sob os cuidados do Campus Avançado Baixada do Sol, o Núcleo de Pesquisa Aplicada em Pesca e Aquicultura - NUPA, o Centro Vocacional Tecnológico de Referência em Agroecologia e Produção Orgânica do Acre – CVT Agroecologia, e as Pró-reitorias de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (PROINP) e de Extensão (PROEX).
“Aproveitamos para parabenizar todo o Governo pelo incentivo para que avancemos. O IFAC tem esta vocação de fortalecer os arranjos produtivos locais da área da produção de alimentos em todo o Estado e aqui no Campus do Agronegócio não estaremos apenas uma vez por ano, durante a Expoacre, estamos firmando mais um acordo de cooperação para ocupa-la como uma Unidade Experimental para nossas práticas”, contou a reitora do IFAC, Profa. Rosana Cavalcante dos Santos, na mesa de autoridades durante a solenidade de abertura.
O governador do Acre, Tião Viana, retribuiu a fala afirmando que é este mesmo o propósito. “No Acre cabe a seringueira e o mamão, o açaí, a macaxeira, a cana-de-açúcar, o café, o bambu, o peixe, o porco...enfim cabe tudo o que pudermos produzir com ciência para respeitar a identidade local de cada espaço, sem precisar devastar”, disse.
O secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, José Carlos Reis, e o chefe da Embrapa- Acre, Eufran Amaral, também destacaram em suas falas a importância da expansão do IFAC juntando ainda mais esforços para ensinar como o produtor pode enfrentar a recuperação de áreas degradadas, ampliar e diversificar a produção, além de encontrar meios de driblar os desafios logísticos quanto aos insumos que a agropecuária solicita.

