Notícias
Expoacre 2016
IFAC, SETUL e SEAP firmam parcerias para impulsionar pesquisas aplicadas
O Instituto Federal do Acre – IFAC e o Governo do Estado, através das Secretarias de Turismo e Lazer (SETUL) e Agricultura e Pecuária (SEAP) oficializaram parcerias – através da assinatura de acordos de cooperação técnica – na manhã desta quinta-feira, dia 28 de julho, no estande do Instituto no Campus do Agronegócio do Parque de Exposição, em Rio Branco.
Com a Secretaria de Turismo a parceria visa ampliar os esforços para a realização de pesquisas de mercado e coleta de dados na área de economia, serviços e turismo, e produção de documentos científicos, para promover e fortalecer a relação entre as atividades turísticas do Estado e atividades afins. Já com a SEAP a meta é reforçar os trabalhos de capacitação, pesquisa e extensão tecnológica, sobretudo no eixo das ciências agrárias em todo o Estado.
Durante a solenidade, a reitora do IFAC, Profa. Rosana Cavalcante dos Santos, destacou que as parcerias iniciaram há dois anos, porém que agora se consolidam. “Faremos planos de trabalho específicos para cada campi do Instituto, viabilizando ações que cheguem até a população porque temos essa missão, de darmos resposta para a sociedade de acordo com o que ela necessita”, explicou.
E os benefícios serão sentidos também para a comunidade interna. Alunos e servidores do Campus Avançado Baixada do Sol, por exemplo, estão tendo aulas práticas no espaço do IFAC do Campus do Agronegócio desde segunda-feira. “Pretendemos usar esta área o ano todo como unidade experimental”, reforçou a reitora.
O secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, José Carlos Reis, salientou a evolução das parcerias institucionais. “Nosso foco é a recuperação de áreas degradadas com o crescimento da produção agropecuária e o IFAC tem professores-pesquisadores para auxiliar deste impulso”, disse.
Para a secretária de Estado de Turismo e Lazer, Rachel Araújo Moreira Lopes Coelho, a proposta é que a união das instituições gere informações que possam subsidiar a iniciativa privada e mais investimentos para o Acre. “Temos o potencial, agora é desenvolvermos o legado”, frisou.
Atividades
E as ações do Campus Avançado Baixada do Sol com o Núcleo de Pesquisa Aplicada em Pesca e Aquicultura – NUPA e o Centro Vocacional de Referência Tecnológica em Agroecologia continuam até esta sexta-feira, dia 29, no Campus do Agronegócio.
Na manhã desta quinta-feira, dia 28, aconteceu mais um curso rápido de processamento de pescado com as professoras Amélia Garcia, Hévea Maciel e Guiomar Diniz. O casal de produtores Celso Timpurimcaffer e Elizelda de Lara, moradores de Acrelândia, vieram aprender as técnicas de filetagem de peixes. “Criamos tambacu e piratinga e agora buscamos conhecer algo mais para agregar valor”, contaram.
No campo da Agroecologia, a professora de Ecologia, Profa. Joana Dias, esclareceu dúvidas sobre a montagem e manutenção de Jardim/Viveiro de múltiplo uso (plantas ornamentais, alimentícias e aromáticas). E o Prof. Uilson Matter respondeu dúvidas dos produtores familiares sobre práticas de compostagens.

