Notícias

Expoacre 2016

NUPA promove curso de beneficiamento de pescado para produtores na Expoacre 2016

publicado: 26/07/2016 18h20, última modificação: 14/10/2025 19h32
Núcleo de Pesquisa Aplicada em Pesca e Aquicultura do IFAC Campus Baixada do Sol está promovendo várias atividades gratuitas no Campus do Agronegócio
expoacre2016-nupa1.jfif

Desde o início da semana, o Núcleo de Pesquisa Aplicada em Pesca e Aquicultura do IFAC Campus Baixada do Sol está promovendo várias atividades no Campus do Agronegócio da Expoacre 2016. No estande do IFAC encontra-se o laboratório de processamento de pescado do Núcleo, onde, até sexta-feira acontecem vários cursos voltados para os produtores.

Um deles é o de beneficiamento de pescado, no qual os alunos aprendem a filetar, tirar os espinhos e beneficiar o peixe preparando fishburger, linguiça e peixe defumado a partir do principal pescado produzido no Acre, o Tambaqui.

 

A coordenadora do NUPA, Profa. Guiomar Diniz, explica que as atividades foram pensadas a partir de uma demanda da Secretaria de Estado de Agropecuária (SEAP) para atender produtores rurais, pessoas que já trabalham com pescado mas têm limitações quanto ao seu beneficiamento. “Aprendendo técnicas simples como a filetagem, tirar as espinhas e até a elaboração de um produto, eles vão conseguir agregar mais valor ao que eles já fazem e melhorar a renda”, afirmou a professora Guiomar.

Dono de uma peixaria no bairro São Francisco, Jonatha Rodrigues disse que espera aumentar suas vendas com o aprendizado no curso. “Já trabalho há um bom tempo com peixe e nunca tinha tido essa oportunidade de fazer um curso de pescado. Tenho uma peixaria com uma clientela muito boa e eu vou levar esse aprendizado aqui para melhorar meus ganhos e também vou ensinar o pessoal que trabalha comigo”, garantiu.

O curso acontece das 10h às 15 até sexta-feira. A equipe do NUPA que está conduzindo as atividades é composta pelas professoras Guiomar Diniz, Hevea Maciel, Luciana Castelo Branco e Amélia Garcia.

Programação

Outras atividades serão promovidas pelo NUPA na Expoacre ao longo desta semana. Os diferentes tipos de ecossistemas aquáticos para criação de peixes serão apresentados aos visitantes no estande do IFAC, onde também haverá uma mostra de ingredientes e rações para peixes e esqueletos montados pelos alunos estarão expostos para demonstrar como é a constituição óssea de peixes amazônicos. Essas atividades serão levadas pelo Prof. Alexis de Matos Gomes.

Os produtores terão a oportunidade de participar ainda de um curso sobre as formas de aproveitar os resíduos de Tambaqui na elaboração de produtos e outro sobre análises para tratamento de água para criação de peixes.

No dia 29, será apresentado o projeto “Inovações tecnológicas com matérias primas regionais aplicadas à alimentação escolar” pela Profa. Guiomar. O projeto visa incentivar o consumo de pescados para alunos do ensino fundamental.

Nos dias 27 e 29 haverá uma demonstração de criação de peixes em sistema intensivo de cultivo que deve mostrar os requisitos para instalação de unidade modelo de sistema intensivo de água para produção de peixes. A mostra será acompanhada pela Profa. Hévea.