Notícias

Campus Sena Madureira

Sarau de Artes, Literatura e Música do IFAC é atração em Sena Madureira

publicado: 05/07/2016 17h44, última modificação: 10/10/2025 16h23
Projeto coordenado pelo professor de música, Janio Carlos, teve a primeira edição de 2016 realizada na Praça 25 de Setembro, no centro da cidade
sarau-musica-artes-literatura-sm1.jfif

Na última quarta-feira, 29 de junho, o IFAC Campus Sena Madureira realizou a primeira edição do projeto “Sarau de Artes, Literatura e Música” na Praça 25 de Setembro, centro da cidade. O evento atraiu público para a praça onde estudantes, servidores e colaboradores do IFAC se apresentaram.

O projeto é coordenado pelo docente de Música, Janio Carlos Ramos Teixeira, e busca integrar a produção dos alunos do Campus Sena Madureira e mostrá-las através do sarau. Entre seus objetivos, o projeto visa ainda fomentar a prática de apreciação das artes e literatura na comunidade escolar e em geral; valorizar o fazer artístico e literário dos alunos; introduzir o aluno no mundo da escola usando arte, música, literatura e a cultura como estratégias; conduzir pelas mãos da leitura, o aluno no saber filosófico; pensar a escola como lugar de mudança e transformação, atitude que se traduz na mudança de hábitos capazes de transformar o mundo que se vive.

Nesta primeira edição realizada em 2016, o Sarau contou com apresentação de diversas atrações como o projeto Recital de música nas Escolas que fizeram uma apresentação de Violão Instrumental. Já o grupo Instrumental Chorinho Elétrico interpretou clássicos do choro como “Noites Cariocas”, “Delicado”, entre outras canções.

O Sarau também contou com apresentações de estudantes interpretando canções da MPB. Participaram os alunos Paulo Henrique (3º ano), Gilvan Queiroz (Licenciatura em Física), Kenedy Sampaio (3º ano), as alunas Joyce Costa e Rebeca Barbosa (1º ano) e a aluna do 5º ano da Escola Eliziário Tavora, filha do professor Janio também fez uma participação.

Os alunos José Dias, Vitória Caroline e Francisco Wevelley do integrado em Informática apresentaram poesias no Sarau.

Outra atração da noite foi o grupo musical Trupe dos Copos e a banda formada por professores e alunos contando com a participação dos professores Cézara Lima (vocal) e Rutinely Tamburini (baixo).

“Ouvi depoimentos de pessoas que nos assistiram, elogiando o trabalho. O apoio da prefeitura foi fundamental junto do IFAC além do trabalho do coordenador do projeto para que tudo acontecesse da melhor maneira em sua plenitude. Enfim, foi muito prazeroso participar desse Sarau e quero agradecer a todos que fizeram parte desse trabalho, disse o professor Cézara Lima.

O jornalista da TV Yaco, Francisco Amorim ressaltou a oportunidade de revelação de novos talentos e a valorização da cultura unindo música, artes e literatura. “O Sarau do IFAC oportunizou revelar novos talentos e compartilhar com a comunidade de Sena Madureira seus dons. A cultura foi valorizada através de suas diversas apresentações de poesia e música que uniu professores e alunos em um mesmo palco”.

Para a aluna do 1º ano de Informática, Joyce Costa, “participar desse evento foi uma honra para mim. Foi uma experiência nova e enriquecedora fazer parte deste Sarau porque amo me expressar através da música e compartilhar desse momento com as pessoas. Agradeço a oportunidade que o IFAC e o incentivo dos demais envolvidos para que tudo ocorresse da melhor maneira possível”.

O professor Janio Carlos avaliou positivamente a realização da primeira edição do Sarau em 2016 e agradeceu a todos os envolvidos pelo apoio e parceria. Ele também destacou a importância da arte na formação cidadã dos alunos. “Creio que as artes têm um papel fundamental na construção da cidadania e é através das ações de extensão promovidas pelo Campus que buscamos descobrir e incentivar os talentos. Para isso, é necessário preparação com oficinas e ensaios no sentido de oferecer os instrumentos para os alunos se apresentarem, pois muitos dos conhecimentos podem ser utilizados não somente para questões artísticas mas para a vida em momentos distintos”, explicou o coordenador do projeto.

O Sarau de Artes, Literatura e Música do IFAC contou com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura e da TV Yaco. A servidora Francisca Iris também colaborou na realização do Sarau assim como os alunos egressos Estevão Gomes e Marcos Pereira e músico Luã Lucena. 

(Com informações do Campus Sena Madureira)