Notícias
Sarau marca lançamento de livro de Cecília Ugalde
Poesia, música e muitos amigos, familiares e admiradores deram o tom no lançamento do livro Retalhos D´Alma de Cecília Ugalde na noite de sábado, dia 09, no Sesc Centro em Rio Branco. A servidora do IFAC, na Diretoria Sistêmica de Comunicação, é poetisa consagrada em concursos dentro e fora do país. Retalhos D´Alma é sua primeira publicação individual.



No evento de lançamento o público foi recebido com a música clássica oriunda do violino do jovem José Carlos Souza. A apresentação da escritora e sua obra mais recente foi expressa pelo presidente da Academia dos Poetas Acreanos, Renã Leite Pontes. Ele falou da importância da data e enumerou características positivas da obra indo do acabamento verbal ao título feliz, além de narrar fases e inclinações psicológicas da organização editorial.
Em seguida, a Profa. Luísa Galvão Lessa Karlberg, presidente da Academia Acreana de Letras, leu trechos de poemas. “Este é um dos mais belos livros de poemas que li nos últimos tempos”, elogiou. Palavras semelhantes e engrandecedoras deixou também o vice-presidente da Academia dos Poetas Acreanos, José do Carmo Carile.



Antonieta Medina, técnica em Literatura do Sesc, falou em nome da instituição que sediou o evento através de incentivo para lançamentos. “Nós é que agradecemos a honra de sediar o lançamento de uma obra tão linda”, disse.
Mauro D´Ávila Modesto, ex-presidente e fundador da Academia dos Poetas Acreanos, fez uma narrativa sobre a organização dos poetas em coletivos para divulgarem suas obras e leu trechos do livro que estava sendo lançado. Profa. Edir Marques, uma das maiores referências na História da Educação no Acre, também fez questão de participar declamando o poema “Status Quo”.
Cecília Ugalde disse que Retalhos D´Alma é como seu sétimo filho. “Neste livro compilei poemas que produzi nos últimos 20 anos (2015-1995)”, explicou. Sua fala começou com citação para sua mãe (presente no evento) por ensinar suas primeiras letras em um seringal no interior do Acre, narrou os desafios de sua trajetória e agradeceu aos familiares, amigos e colegas do IFAC e da Academia de Poetas.
Ao final, seus netos sortearam três canecas personalizadas com trechos de poemas. As poesias também estavam distribuídas em garrafas/vasos de flores que decoravam o coquetel.


