Notícias

Campus Sena Madureira

Sena Madureira sedia Campeonato de Jiu-Jitsu

publicado: 08/07/2016 15h58, última modificação: 13/10/2025 17h29
Evento é resultado de projeto de extensão do IFAC e integrou atletas de três municípios
sm_jiu1.jpg

A segunda edição do “Campeonato Interno Treta Chute Boxe de Jiu-Jitsu” aconteceu no dia 03 de julho na Associação Atlética Banco do Brasil – AABB de Sena Madureira como resultado da parceria entre o projeto de extensão do IFAC/Campus Sena Madureira “Jiu-Jitsu: Educação, Filosofia e inclusão na comunidade de Sena Madureira” e o mestre faixa-preta José Roberto (Jacaré), líder do Centro de Treinamento de Artes Marciais Chute Boxe no Acre. Participaram os alunos do projeto de extensão juntamente com alunos do mestre Jacaré oriundos de Xapuri e Rio Branco, além da participação da comunidade de Sena Madureira.

 O objetivo do evento foi abrir espaços para a interação entre os participantes praticantes da “Arte Suave” das cidades de Xapuri e Rio Branco, além de proporcionar uma mostra do desempenho e desenvolvimento das técnicas adquiridas pelos participantes ao longo do período de implementação do projeto do IFAC, que já dura nove meses.

Os atletas e o público tiveram a oportunidade de ajudar famílias carentes de Sena Madureira doando um quilo de alimento não perecível como forma de pagamento de inscrição (atletas) e ingresso no evento (público).

Houveram entregas de medalhas para os 1º, 2º e 3º lugares além de premiação aos destaques de finalização mais rápida, campeão de peso absoluto Faixa Rocha, Faixa Azul e Faixa Branca.

Os atletas que se destacaram terão a oportunidade de participar do XVI Campeonato Acreano de Jiu-Jitsu, que tem previsão de realização para acontecer dias 16 e 17 de julho, realizado pela FJJEAC, evento que reúne atletas de todo Estado do Acre.

Avanços

Antes de projeto de extensão apoiado pelo IFAC não havia praticantes Jiu-Jitsu em Sena Madureira, sendo este o primeiro evento do esporte na cidade. A primeira equipe de Jiu-Jitsu de Sena Madureira recebeu o nome de GAS-SM ou Guerreiros da Arte Suave de Sena Madureira. 

O projeto é coordenado pelo técnico Richarles de Araújo Sousa e conta com o também técnico do IFAC Ronald da Costa Castro com o apoio do mestre Jacaré. “Este projeto está trazendo grandes benefícios para os participantes dentro e fora dos tatames. O jiu-jitsu é um esporte apaixonante onde cada vez mais eu me envolvo. Quero levar esta arte marcial e seus ensinamentos para resto da minha vida”, testemunhou o aluno San Rodrigues Bregense, aproveitando para agradecer especialmente aos profissionais do IFAC pela iniciativa.