Notícias
Ensino promove primeiro encontro dos assistentes de alunos do IFAC
A Pró-Reitoria de Ensino do IFAC, por meio da Diretoria de Ensino, está realizando nos dias 01 a 03 de junho o primeiro encontro de assistentes de alunos do Instituto. Profissionais dos seis campi e da Reitoria estão reunidos em Rio Branco para uma capacitação que inclui palestras, debates e a construção e aprovação de um documento norteador para o exercício de suas atividades.
A capacitação teve início na manhã de quarta-feira (01) com uma apresentação da pró-reitora de Ensino, Lucilene Acácio, sobre o papel dos Institutos Federais e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A pró-reitora falou aos presentes sobre suas experiências profissionais como pedagoga em outras instituições de ensino acompanhando estudantes.
A programação do encontro segue pela tarde com uma exposição da coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) Luana Ugalde sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Na quinta-feira (02) haverá uma palestra sobre o projeto ECA na Comunidade, ministrada por servidores da 2ª Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça. Em seguida, a equipe da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos apresentará o tema Direitos Humanos na Escola.
No último dia do encontro, será feita a leitura de uma minuta das atribuições do profissional assistente de alunos no IFAC. De acordo com a pró-reitora, o documento de atribuições dos assistentes de alunos foi construída com base no de outros IF’s, na legislação e no edital pelo qual os servidores ingressaram no Instituto. A discussão será aberta para o debate entre os participantes que poderão sugerir mudanças. Após aprovado, o documento será submetido ao Conselho Superior para institucionalização.
Segundo a diretora de Ensino substituta da Proen, Cassia Celeste, além de capacitar os profissionais, o encontro tem o objetivo de fortalecer a equipe de assistente de alunos que lidam diretamente com os estudantes e, muitas vezes, acumulam responsabilidades como a de mediar conflitos. “Eles vão construir a sua identidade, saber o seu papel na rede e o que pode ser melhorado na sua atuação profissional”, explicou a diretora substituta.
Para a assistente de alunos do Campus Baixada do Sol, Ana Caroline Lopes, a iniciativa da Proen veio em boa hora. A servidora está no campus desde fevereiro de 2015, sendo parte da primeira turma de assistentes do IFAC que ainda não havia sido contemplada com uma capacitação. Ela conta sobre as principais dificuldades que enfrentou no início de seu exercício já que não havia uma definição das atribuições dos profissionais e sobre as dúvidas que tinha relacionadas à interação com os estudantes. “Acredito que após essa capacitação estaremos melhor preparados para o nosso trabalho”, afirmou.

