Notícias

IFAC e SEBRAE realizam reunião para consolidar parcerias

publicado: 21/06/2016 09h33, última modificação: 06/10/2025 18h25
Assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre as duas instituições deve ser realizada no próximo dia 30
sebraeum.jfif

Em reunião realizada na terça-feira, 14, o superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-AC), Mâncio Cordeiro, e a reitora do Instituto Federal do Acre (IFAC), profa. Rosana Cavalcante dos Santos, consolidaram as parcerias existente entre as duas instituições.

A reunião contou com a participação da diretora Técnica Sídia Gomes, além de diretores e gerentes do SEBRAE, e dos pró-reitores de Ensino (PROEN), profa. Lucilene Acácio, de Extensão (PROEX), prof. Fábio Storch, e de Inovação Pesquisa e Pós-graduação (PROINP), prof. Pedro Plese, pelo IFAC.

Entre as parcerias que já estão sendo realizadas estão a ação conjunta com o Campus Cruzeiro do Sul, na área de pesquisa da cadeia produtiva do Açaí; no Campus Xapuri, com cursos de capacitação para produtores de banana local e a participação de docentes e alunos em atividades conjuntas; e o apoio do SEBRAE à realização do X Connepi, realizado em 2015, no evento Desafio de Ideias.

Durante a reunião ficou definido que o SEBRAE também fará planos de trabalho com os campi de Tarauacá, Sena Madureira e Rio Branco, dentro da vocação e dos cursos que são ofertados em cada unidade. Com as pró-reitorias ficou definido que cada pró-reitor apresentará propostas de ações conjuntas nas áreas de estágio curricular, no âmbito da PROEN, projetos de extensões na PROEX e propostas de pesquisas com a PROINP.

Como resultado da reunião, ainda, ficou agendada uma próxima reunião para o dia 30 de junho, desta vez na superintendência do SEBRAE, para que seja realizada a assinatura de Termo de Cooperação Técnica, consolidando as parcerias em andamento e futuras a serem firmadas.

Parcerias – A reunião teve início com a apresentação institucional pelo superintendente Mâncio Cordeiro, que fez uma breve explanação sobre o Mapa Estratégico contemplando a Missão, Visão e Marca, e princípios norteadores do SEBRAE. Fez também, um relato dos negócios e ações desenvolvidas no Acre, voltadas para o desenvolvimento local.

Em sua apresentação, o superintendente enfatizou as estratégias de atuação do SEBRAE, destacando o trabalho através de parcerias, fortalecendo o papel dos parceiros em sua área de atuação. “Nosso papel é valorizar nossos parceiros, sempre atuando em políticas publicas que visam fortalecer o pequeno negócio, a exemplo do Açaí, que estamos trabalhando com o IFAC, no Juruá”.

A reitora Rosana Cavalcante dos Santos agradeceu a presença do superintendente e equipe e disse que o SEBRAE já é parceiro do IFAC, desde a realização do X Connepi, e quer fortalecer essa parceria com outras ações. A reitora lembrou algumas atividades desenvolvidas em conjunto como as palestras realizadas no Campus Rio Branco dentro da Educação Empreendedora.

Outro resultado positivo dessa parceria é o desdobramento da participação de alunos no Edital de startups do SEBRAE: o Projeto Start, idealizado pelos alunos do 5º período do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet e que está em andamento com o apoio do IFAC, através da Incubadora de Empresas que funciona no Campus Rio Branco, sob a coordenação da PROINP.  

A proposta coordenada pelo estudante Leonardo Fleming com os colegas Francisco Passos, José Willian, Sebastião Edson e Dyego Negreiros visa estimular a criatividade e a ousadia de sonhar e realizar para os alunos do 1º período do curso, como eles próprios fizeram. Os cinco colegas participaram de vários eventos regionais e nacionais de startups nos dois primeiros anos do curso, tendo inclusive projetos premiados, indo além, acabaram de criar a própria empresa.

Futuras ações – A reitora Rosana Cavalcante dos Santos fez referência às futuras ações que podem ser realizadas em parceria com o SEBRAE, que serão apresentadas na próxima reunião conjunta. Ela enfatizou áreas como o artesanato indígena, pela experiência do IFAC na oferta de cursos em aldeias do Juruá; na área do empreendedorismo, a exemplo da Cooperativa de Açaí na Reserva Extrativista Cazumbá/Iracema, em Sena Madureira, resultado de cursos ofertados pelo Pronatec, entre outras.