Notícias

Pesquisas do convênio entre IFAC e Instituto Oswaldo Cruz são apresentadas em seminário

publicado: 28/06/2016 11h48, última modificação: 08/10/2025 18h30
Abertura do evento ocorreu no auditório do Campus Rio Branco na segunda-feira e teve a presença de representantes do IOC e gestores do IFAC além de pesquisadores e docentes de ambas as instituições
seminario-ifac-ioc1.jfif

Na manhã de segunda-feira, 27, ocorreu a cerimônia de abertura do Seminário de Acompanhamento das Atividades de Pesquisas da Cooperação entre o Instituto Federal do Acre (IFAC) e o Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz). As pesquisas abordam o tema da saúde e serão apresentadas em palestras de doutores do IOC e doutorandos do IFAC. A abertura do evento foi realizada no auditório do Campus Rio Branco e contou com a presença de representantes do IOC e gestores do IFAC além de pesquisadores e docentes de ambas as instituições.

Parabenizando os 18 servidores do IFAC que participam do doutorado no IOC, a reitora enfatizou a importância do seminário pela oportunidade que eles têm de divulgar as pesquisas em desenvolvimento para a comunidade. “Hoje é um momento muito importante porque o IFAC, a comunidade interna vai estar recebendo um retorno da ida desses servidores. Vão ficar sabendo que tipo de pesquisa e qual o reflexo dessa pesquisa para a Instituição”, afirmou.

Sobre como a parceria com o IOC pode beneficiar a comunidade atendida pelo IFAC, a reitora explicou que a atuação dos novos doutores influenciará diretamente a produção de pesquisa por meio da iniciação científica, por exemplo. “Apesar do programa ter sido desenvolvido na área de saúde e nós não termos cursos específicos nesta área, esses doutores poderão fazer a interface com outras áreas de pesquisa e de cursos oferecidos no IFAC como a Biologia, a Gestão Ambiental e a Biotecnologia. Além disso, toda a parte de pesquisa que vai dar uma bagagem para os professores vai se refletir no retorno para os nossos alunos que vão começar a iniciação científica”, disse.

Segundo o pró-reitor, Pedro Plese, o aumento no número de doutores, proporciona ao IFAC a perspectiva de criação de mais cursos de pós-graduação. “A qualificação dos nossos servidores faz com que o Instituto possa investir em cursos de pós-graduação. Através desta formação podemos estar trazendo mais pesquisa para o IFAC e para o estado do Acre”, argumentou. Ao final do curso, previsto para 2017, o número de servidores efetivos do Instituto com o título de doutor passará de 22 para 40 ou mais.

Amenizando assimetrias na produção científica - Segundo o diretor do IOC, Wilson Savino, o seminário se apresenta como uma oportunidade para os alunos do doutorado se verem junto aos demais colegas pesquisadores e poderem pensar no futuro após a conclusão da qualificação.

Sobre a contribuição do IOC, o diretor falou da busca em diminuir as assimetrias no âmbito da produção de pesquisa científica no Brasil, tendo em vista que a maioria dos doutores e das pesquisas desenvolvidas se concentram em outras regiões do País, com destaque para o Sudeste. “A assimetria no desenvolvimento cientifico no Brasil acompanha a própria assimetria na sociedade e na economia brasileira. O ideal é que o país tenha uma grande produção científica por inteiro, então o nosso trabalho no Instituto Oswaldo Cruz também é de procurar, através das cooperações, diminuir essa assimetria na formação do pensamento cientifico, da metodologia científica e de pesquisadores. Através, por exemplo, deste programa de doutorado aqui no IFAC que eu realmente espero que já esteja gerando mudanças positivas na Instituição e no estado do Acre”.

Experiência da qualificação - Para o docente do Campus Rio Branco, César Gomes de Freitas, é um privilégio fazer parte do grupo de doutorandos do convênio IOC/IFAC. “Trata-se de uma oportunidade ímpar de crescimento, desenvolvimento e agregação de conhecimentos como servidor, professor e pesquisador. Creio que os trabalhos de tese renderão frutos aos cursos e alunos do IFAC. Nossos agradecimentos aos gestores do IOC e do IFAC pelo empenho em capacitar seu quadro de docentes e técnicos”, destacou.

A professora e diretora Geral do Campus Cruzeiro do Sul, Liliane Maria Martins salienta a importância da formação considerando que após a conclusão do curso a unidade do IFAC terá suas primeiras docentes com o título de doutoras. “Para o Campus é um ganho inestimável porque, atualmente, não temos nenhum profissional doutor e agora temos duas doutorandas que vão estar desenvolvendo pesquisa com os alunos e isso vai elevar a nossa produção cientifica”, garantiu. A diretora também destacou a possibilidade de criação de cursos verticalizando a oferta de ensino no Campus Cruzeiro do Sul.

Sobre a pesquisa que desenvolve, Liliane explicou que faz parte do programa de Biologia Parasitária que tem o conceito 7, máximo da Capes. Sua pesquisa é sobre a malária. “Cruzeiro do Sul é uma região endêmica de malária e a minha pesquisa é sobre isso”. Segundo a docente, ela já entrou em contato com a Secretaria de Saúde para desenvolver atividades e projetos relacionados à malária no município.

“Eu aprendi e tenho aprendido muito com os meus orientadores. Concluindo o doutorado, espero contribuir com o município de Cruzeiro do Sul. Isso é importante, você adquirir o conhecimento e levar isso para sua comunidade, aplicando o que conheceu, não ficar só para você. Acredito que nós vamos conseguir fazer isso, tanto eu como a professora Wiliane”, afirmou a diretora.

Programação – Após a cerimônia de abertura, o evento teve continuidade com a exposição da reitora sobre as pesquisas desenvolvidas no IFAC. Em seguida, o público assistiu à exposição do diretor do IOC, Wilson Savino sobre o papel do conhecimento científico na formulação de políticas de saúde.

A programação do seminário segue até o dia 29 com palestras de doutores do IOC e apresentações das atividades desenvolvidas pelos servidores em doutoramento. O encerramento será às 18 horas com mesa com os coordenadores dos programas sobre Desafios da Formação de Recursos Humanos em Saúde e Ambiente no Âmbito da Fiocruz.

Leia mais:

IFAC e IOC realizam seminário sobre pesquisas em saúde