Notícias
Planejamento Estratégico começa a ser discutido no IFAC e em reunião do Conif
Um dos temas da reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), realizada nos dias 8, 9 e 10 de junho, em Santa Maria (RS), foi Planejamento Estratégico na Rede Federal. A reitora Rosana Cavalcante dos Santos esteve presente e destacou que o Instituto Federal do Acre (IFAC) já está em fase de contratação de uma empresa para elaborar o Planejamento Estratégico para os próximos 20 anos.
Durante a reunião os reitores dos Institutos Federais discutiram a proposta sobre a coleta de informações junto aos Institutos Federais do país para a elaboração do 1º planejamento estratégico do Conif. O Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM) foi o primeiro instituto na região Norte a ser visitado. Três institutos federais da região Sul, IFSul, IFRS e IFSC, já foram contemplados e todos os institutos federais serão visitados.
No âmbito do Instituto Federal do Acre, a atual gestão vem realizando discussões para a elaboração do Planejamento Estratégico Institucional com a contratação de empresa especializada na área. A reitora Rosana Cavalcante dos Santos disse que, no planejamento, serão priorizadas as ações para os próximos 20 anos. “Estamos conversando com nossos gestores sobre o planejamento estratégico, que nos dará o suporte para decisões futuras e organizar sistematicamente as ações do IFAC”.
A decisão da gestão do IFAC está embasada em buscar resultados e consolidar a presença do instituto no Estado. Esta decisão está de acordo com o que disse o diretor de Relações Institucionais do Conif e reitor do IFAM, primeiro instituto visitado, prof. Antonio Venâncio. Ele destacou que o desafio é transformar o planejamento em ação e ação em resultados. “Temos um desafio complexo e muito intenso nas mãos, porém os gestores do Conif sabem da importância do planejamento estratégico e querem deixar um legado para os próximos anos. A meta é nortear as ações da entidade até 2020”.
O IFAC, portanto, ao decidir pela elaboração do seu planejamento estratégico vai ao encontro dos objetivos da nova diretoria do Conif, de consolidar e tornar as administrações mais modernas. “Nós do Conif queremos uma gestão participativa, transparente e de integração sistêmica. E a profissionalização da gestão só acontece quando existe um planejamento coeso norteando as ações. O foco é ser excelência e referência na educação profissional, além de continuar atuando plenamente na defesa dos Institutos Federais”, destacou o prof. Antonio Venâncio.
(Com informações da Coordenação de Comunicação Social do IFAM)