Notícias

Campus Cruzeiro do Sul

Seis equipes do Campus Cruzeiro do Sul estão nas semifinais da Olimpíada Nacional em História do Brasil

publicado: 13/06/2016 09h59, última modificação: 03/10/2025 13h59
Orientadas pelos professores Blenda Cunha Moura e Braulio Gonçalvez, as equipes do campus estão entre as sete melhores do Acre na competição
olimpiada-historia-ccs1.jpg

Seis equipes de estudantes do IFAC Campus Cruzeiro do Sul chegaram à semifinal da Olimpíada Nacional em História do Brasil. O tema deste ano é “Escola: lugar de história” e conta com uma diversidade de documentos que levam os estudantes a reflexões sobre o seu papel cidadão na história. Orientadas pelos professores Blenda Cunha Moura e Braulio Gonçalvez, as equipes do campus estão entre as sete melhores do Acre na competição.

A Olimpíada Nacional em História do Brasil está na sua 8ª edição e é promovida pelo Departamento de História da Unicamp. A competição consiste em cinco fases online e a final presencial que contará com 270 equipes de todo o Brasil. As provas online requerem dos estudantes que pesquisem assuntos diversos da história do Brasil e que realizem tarefas, que incluem produção de texto.

A riqueza desta competição, segundo sua organizadora Cristina Meneguello, consiste em verificar o que o aluno é capaz de aprender; não se trata de um simples teste de conhecimento, mas de uma olimpíada educativa.

Por todo o Brasil, mais de 16 mil equipes, entre escolas públicas e particulares, formadas por estudantes de ensinos fundamental e médio, participam da competição. O Campus Cruzeiro do Sul é responsável pela maioria das equipes semifinalistas do estado e os estudantes não deixam por menos: “Ficamos muitas vezes sem comer ou dormir pensando e resolvendo as questões!”, compartilhou a aluna do Campus Cruzeiro do Sul, Tainá Nogueira, da equipe “Os patriotas”.

Agora as equipes cumprem a quinta fase e aguardam o resultado da final, marcado para o dia 16 de junho. “Todos estão muito ansiosos, mas de todo modo, cientes de que o caminho percorrido até aqui já vale ouro!”, afirmou a professora Blenda.

(Com informações do Campus Cruzeiro do Sul)