Notícias
Campus Cruzeiro do Sul
Seis equipes do Campus Cruzeiro do Sul estão nas semifinais da Olimpíada Nacional em História do Brasil
Seis equipes de estudantes do IFAC Campus Cruzeiro do Sul chegaram à semifinal da Olimpíada Nacional em História do Brasil. O tema deste ano é “Escola: lugar de história” e conta com uma diversidade de documentos que levam os estudantes a reflexões sobre o seu papel cidadão na história. Orientadas pelos professores Blenda Cunha Moura e Braulio Gonçalvez, as equipes do campus estão entre as sete melhores do Acre na competição.
A Olimpíada Nacional em História do Brasil está na sua 8ª edição e é promovida pelo Departamento de História da Unicamp. A competição consiste em cinco fases online e a final presencial que contará com 270 equipes de todo o Brasil. As provas online requerem dos estudantes que pesquisem assuntos diversos da história do Brasil e que realizem tarefas, que incluem produção de texto.
A riqueza desta competição, segundo sua organizadora Cristina Meneguello, consiste em verificar o que o aluno é capaz de aprender; não se trata de um simples teste de conhecimento, mas de uma olimpíada educativa.
Por todo o Brasil, mais de 16 mil equipes, entre escolas públicas e particulares, formadas por estudantes de ensinos fundamental e médio, participam da competição. O Campus Cruzeiro do Sul é responsável pela maioria das equipes semifinalistas do estado e os estudantes não deixam por menos: “Ficamos muitas vezes sem comer ou dormir pensando e resolvendo as questões!”, compartilhou a aluna do Campus Cruzeiro do Sul, Tainá Nogueira, da equipe “Os patriotas”.
Agora as equipes cumprem a quinta fase e aguardam o resultado da final, marcado para o dia 16 de junho. “Todos estão muito ansiosos, mas de todo modo, cientes de que o caminho percorrido até aqui já vale ouro!”, afirmou a professora Blenda.
(Com informações do Campus Cruzeiro do Sul)
