Notícias
Pró-Reitoria
Seminários nos campi debatem Diretrizes da Educação Profissional
Nos dias 23 e 24 de maio aconteceu no Campus Sena Madureira o primeiro seminário local “Diretrizes da Educação Profissional: Desafios e Possibilidades”. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Ensino - PROEN, marca o início da etapa preparatória para o Seminário da Rede IFAC de Educação Profissional que acontecerá no fim de junho em Rio Branco. A agenda de eventos prevê a realização dos seminários locais em todos os campi do IFAC, como forma de integrar a comunidade interna, envolvendo todos os servidores na discussão sobre a Educação Profissional.
A programação contempla palestra sobre Diretrizes Curriculares da Educação Profissional e momentos de estudo sobre as modalidades de ensino e tópicos relevantes no âmbito da Educação Profissional. As salas temáticas possibilitam a reflexão e o aprofundamento das discussões para propostas sobre a implementação do Currículo Integrado, PROEJA, Formação Inicial e Continuada e Itinerário Formativo. Nas discussões, os participantes identificam as fragilidades e as potencialidades do trabalho desenvolvido nestes temas à luz da legislação.
Em Sena Madureira foram convidados, além dos servidores do campus, membros de instituições parceiras como Secretaria de Estado de Educação - SEE, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio e o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS do muncípio. As discussões oportunizaram aos participantes a reflexão e visualização de caminhos para a melhoria das ações desenvolvidas no cumprimento do papel dos Institutos Federais.
Para a palestrante do evento, a diretora de Desenvolvimento de Ensino da PROEN, Profa. Paola Alvarez, os seminários locais constituem um espaço para a reflexão coletiva e discussão qualificada sobre Educação Profissional. “Após cinco anos de existência o IFAC pode agora amadurecer as discussões a partir da vivência, identificando as fragilidades para corrigi-las e, acima de tudo, construindo caminhos para o seu desenvolvimento”, disse.
Esta semana (30 de maio a 01 de junho) aconteceu o seminário local no Campus Cruzeiro do Sul. Dias 02 e 03 de junho será a vez do Campus Tarauacá. Em Xapuri o evento será realizado nos dias 7 e 8 deste mês, sendo o encerramento em Rio Branco, com os campi Rio Branco e Avançado Baixada do Sol juntos nos dias 16 e 17 de junho.
Segundo a diretora, a partir das discussões dos seminários locais e do Seminário da Rede IFAC será elaborado o documento “Diretrizes Curriculares Institucionais para Educação Profissional”, o qual será publicado ainda este ano como resultado de uma construção coletiva das políticas de ensino da Rede.
(Com informações da PROEN)
