CAMPUS XAPURI

Aluno de Biotecnologia se revela como talentoso triatleta

publicado: 18/05/2016 00h00, última modificação: 03/12/2021 18h29
Edinilsom faz triatlo por conta própria e sonha em se profissionalizar
edimilson1.JPG

Publicado: Quarta, 18 de Mai de 2016, 17h05

Propósito, determinação e força de vontade não faltam para Edinilsom Gomes ser um dos maiores atletas triatlo (corrida, natação e ciclismo) do Brasil. O jovem estudante do curso técnico subsequente em Biotecnologia do Instituto Federal do Acre – IFAC/Campus Xapuri é um autodidata no esporte. Ele corre e pedala as margens das estradas do Pacífico (BR-317) e da Borracha (do entroncamento até o município) e nada em um açude localizado a 45 quilômetros de sua casa. E assim, ele venceu no início deste mês o Tigo Sport Rum, corrida pedestre realizada em Pando (Bolívia) com esportistas da tríplice fronteira (Brasil, Bolívia e Peru), além de já colecionar medalhas de participações em eventos da região Norte, o que ele considera serem as primeiras trilhas para alcançar a realização de seu sonho.

edinilsom2.jpg

A História do menino que nasceu num seringal em Xapuri e “se casou” com o esporte – como ele mesmo afirma – ganhou as redes sociais pela Gift Talentos e em instantes alcançou mais de 2.500 visualizações. Uma delas foi da própria reitora do IFAC, Profa. Rosana Cavalcante dos Santos, que ficou sabendo depois que Edinilsom era aluno da instituição e imediatamente fez questão de conhecê-lo. Nesta terça, 17, o jovem esteve na Reitoria acompanhado pelo diretor Geral do Campus, Prof. Joel Lima, e ouviu da reitora e da diretora de Extensão e Cultura, Profa. Luana Oliveira de Melo, que nos próximos dias a instituição estará lançando edital para impulsionar talentos potenciais nas Artes e nos Esportes. Uma equipe de multiprofissionais do IFAC da área da Saúde também será disponibilizada para orientações.

Eu já considerava ter o apoio do IFAC por me proporcionar alguma logística e condições de pesquisa para melhoria da minha performance, com este respaldo que espero alcançar agora poderei representar ainda mais meu Estado e meu País”, disse Edinilsom, que além de focar na sua carreira como esportista, tem também o sonho de auxiliar outros jovens que como ele querem encontrar bons caminhos através do Esporte. “Você já começou ajudando sendo um bom exemplo para sua família e para a comunidade. Faremos o possível para que seus passos na direção do sucesso como esportista sejam ampliados. Já nos orgulhamos de você!”, elogiou a reitora.