CAMPUS XAPURI

Alunos do Ifac Xapuri participam da X Mostra Brasileira de Foguetes

publicado: 16/05/2016 00h00, última modificação: 03/12/2021 17h57
Atividade da Olimpíada Brasileira de Astronomia envolveu cerca de 170 estudantes da unidade
obfog-xapuri1.jpg

- Foto: Picasa

Publicado: Segunda, 16 de Mai de 2016, 10h58

O Instituto Federal do Acre (IFAC) Campus Xapuri promoveu na última quarta-feira, 11 de maio, o lançamento de foguetes construídos pelos alunos que participaram da X Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). O evento foi realizado pela primeira vez no Campus Xapuri e mobilizou cerca de 170 alunos do curso Integrado de Biotecnologia.

A atividade foi coordenada pelos professores de Física do Campus, Fábio Soares Pereira e Sérgio Luiz Pereira Nunes, que realizaram a inscrição no evento que é atividade integrante da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Outros professores também colaboraram na atividade do lançamento dos foguetes.

obfog-xapuri2.JPGOs foguetes foram construídos pelos alunos que utilizaram garrafas pets. “A atividade estimulou bastante os alunos, muitos chegaram até a personalizar o foguete”, disse o professor Fábio. O maior alcance horizontal obtido nos lançamentos foi 128 metros alcançados pelo “Foguete HARUMI” construído pela aluna Mônica Morais da Silva.

Para o aluno João Victor Maciel, a confecção do foguete o incentivou a se tornar um Jovem Cientista. “A maior emoção é quando o foguete sai da base e ganha os céus” disse o estudante. “A X MOBFOG nos possibilitou construir um foguete e isso nos incentivou a ser capaz de aprimorar os conhecimentos não apenas em Física, mas em outras disciplinas”, afirmou a aluna Evellyn Moreira muito empolgada com a participação no evento.

Além da etapa prática, os alunos também realizaram a prova escrita da OBA, no dia 13 de maio. Com a participação, os estudantes concorrerão a uma premiação com medalhas, certificados, troféus e poderão participar na Jornada de Foguetes, uma etapa nacional para a qual se classificam cerca de 200 equipes. A instituição, os diretores e os professores envolvidos na atividade também receberão um certificado de participação no evento.

Segundo o professor Fábio, a próxima atividade prevista no Campus é a Olimpíada Brasileira de Física cujas provas serão aplicadas no dia 19 de maio.

Veja mais fotos do lançamento de foguetes aqui e também na Rede IFAC.

(Com informações do Campus Xapuri)