Campus Rio Branco

Alunos dos campi de Rio Branco competem na Olimpíada Brasileira de Astronomia

publicado: 16/05/2016 00h00, última modificação: 03/12/2021 18h00
Estudantes da Baixada participaram pela primeira vez da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e da Mostra Brasileira de Foguetes
foguetes-rio-branco1.JPG

Publicado: Segunda, 16 de Mai de 2016, 10h53

Pela primeira vez alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFAC Campus Avançado Baixada do Sol estão competindo na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Estudantes de Desenho Industrial e Edificações realizaram a prova escrita da OBA na sexta-feira, 13. Alunos do Campus Rio Branco se juntaram aos da Baixada e realizaram o lançamento de foguetes da MOBFOG na manhã de sábado, 14 de maio.

15 alunos realizaram a prova escrita do nível 4 destinada a alunos de qualquer ano do Ensino Médio na manhã de sexta-feira, 13, no Campus Baixada. “Foi a primeira vez que fiz essa prova e achei difícil. Alguns conteúdos já vimos, mas outros veremos só no 3º ano”, disse a aluna do 2º ano do técnico em Edificações, Hyllana Brandão. Além de participar das aulas preparatórias ela estudou alguns conteúdos pela internet.

A iniciativa e o convite para os alunos veio da técnica Juliana Dobrões, uma apaixonada por astronomia. Ela comemora a participação dos alunos que demonstraram entusiasmo, em especial, para o lançamento de foguetes. Para realizar as provas, Juliana contou com o auxílio do professor de Física do Campus Rio Branco, Cleyton Assis e dos acadêmicos de Física da Universidade Federal do Acre (Ufac), Sharlyn Pereira e Lucas Nobre.

prova-oba-cbs.jpg

O professor Cleyton orienta os alunos a se organizarem em grupos de estudos para se prepararem para as provas. De acordo com o docente, é importante que os estudantes que desejam competir iniciem os estudos com meses de antecedência para obterem bons resultados.

Lançamento de Foguetes – Na manhã de sábado, 14, estudantes dos campi Baixada do Sol e Rio Branco se juntaram para o lançamento de foguetes da MOBFOG. A atividade teve início às 9h00 e foi até às 13h00 nas proximidades do Estádio Arena da Floresta. A maior distância alcançada no lançamento foi de 99 metros.

De acordo com as normas da Mostra para os competidores do nível 4, os foguetes devem ser feitos com garrafas PET e o combustível usado é obtido a partir da reação entre o bicarbonato de sódio e vinagre. A base para o foguete é feita de tubos de PVC.

foguetes-rio-branco2.JPG

Participando pela segunda vez consecutiva o aluno de Informática do Campus Rio Branco, Olício Rodrigues afirma que os foguetes deste ano estavam melhores, embora tenham tido dificuldades com a base de lançamento. “O desempenho esse ano não foi tão bom quanto no ano passado quando conseguimos 118 metros. Mesmo assim os foguetes de hoje estavam melhores”, disse o estudante.

Para João Pedro, do 3º ano de Desenho de Construção Civil, a experiência foi muito boa. Ele competiu pela primeira vez e disse ter gostado de participar. João se empenhou na confecção do foguete com as cores vermelho e preto que ganhou até nome: Deadpool, em homenagem ao personagem do recente filme da Marvel. O estudante explica que usaram as tardes livres para produzir os foguetes no Campus Baixada.

Divulgação científica - A OBA e a MOBFOG são realizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

Ao final da OBA/MOBFOG todos os alunos recebem certificado de participação e também medalhas. Os alunos com nota maior ou igual a sete na OBA serão convidados para participar do processo de seleção das equipes que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, IOAA e na Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica, OLAA. Já os estudantes que conseguirem os melhores lançamentos de foguetes de garrafa PET serão convidados para a Jornada de Foguetes, no município de Barra do Piraí/RJ, no final de 2016.

Veja mais fotos na Rede IFAC