Pronatec

Artesões da aldeia Pinuya realizam exposição no encerramento de curso

publicado: 05/05/2016 00h00, última modificação: 09/11/2021 17h29
Curso de Artesanato Indígena foi ministrado pelo Campus Tarauacá pelo Pronatec
aldeia1b.jpg

Publicado: Quinta, 05 de Mai de 2016, 15h15

Em comemoração ao encerramento do curso de Artesanato de Artigos Indígenas ofertado pelo Instituto Federal do Acre – IFAC/Campus Tarauacá através do Pronatec-Indígena, estudantes e professores da aldeia Pinuya organizaram uma exposição das peças de artesanato confeccionadas no decorrer do programa.

A atividade contou com a apresentação de músicas, danças entre outras manifestações culturais. Também foram expostos produtos como colares, vasos de cerâmicas, cestos confeccionados com fibras vegetais, brincos de sementes e penas, tiaras e pulseiras.

O cacique Assis Kaxinawá agradeceu pela oportunidade da realização do curso na comunidade, onde eles aperfeiçoaram as técnicas de artesanato melhorando assim a produção e o fortalecendo de sua cultura. Segundo ele, o fato de terem professores indígenas melhorou muito o desempenho dos alunos, estimulando-os desta maneira a comparecerem as aulas.

O Pronatec atende em todo território acreano 18 comunidades indígenas que estão distribuídas entre as regionais do Vale do Juruá, Vale do Purus e Tarauacá-Envira.

Para a coordenadora Adjunta do Pronatec do IFAC na regional Tarauacá-Envira, Geyse Oliveira, a realização dos cursos nas aldeias possibilita o resgate cultural da comunidade através da educação. “Esse é o relato que recebemos das lideranças, professores e alunos que vivem nesses locais. O programa não só tem realizado a recuperação de atividades que estavam ‘adormecidas’, mas também contribui para desenvolvimento econômico”, disse.

O curso ministrado na aldeia Pinuya em Tarauacá possui parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Fundação Nacional do Índio (Funai), Organização dos Professores Indígenas do Acre (OPIAC) e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFAC/Campus Tarauacá.

Confira mais fotos desta ação no facebook do Pronatec - IFAC