Pronatec

Curso profissionalizante muda vida de estudante

publicado: 05/05/2016 00h00, última modificação: 09/11/2021 17h30
Com o curso de Recepcionista, jovem conseguiu emprego e se empolgou para fazer um curso superior
alunasena2b.jpg

Publicado: Quinta, 05 de Mai de 2016, 15h43

A vida da recepcionista Francisca das Chagas Barros, funcionário de um hotel no município de Sena Madureira, mudou depois de participar do curso de formação iniciada e continuada do Programa Mulheres Mil, promovido pelo Instituto Federal do Acre através do Pronatec.

Graças a capacitação, a estudante sentiu-se mais segura para trilhar novos desafios, como o de ingressar em um curso de nível superior na modalidade de educação a distância (Ead).

Atualmente, a aluna do primeiro período de Pedagogia conta como surgiu a oportunidade de participar do processo seletivo para a qualificação profissional - após ouvir em um noticiário na rádio informações sobre os cursos profissionalizantes ofertados pelo programa e a facilidade do acesso ao ensino técnico resolveu concorrer a vaga de recepcionista.

Sempre senti a necessidade de aprofundar meus conhecimentos na área em que trabalho. Ao participar do projeto Mulheres Mil, não aprendi apenas as funções e deveres que uma recepcionista exerce em uma empresa, mas também tive chance de estudar sobre saúde e direito da mulher e de crescer profissionalmente e pessoalmente ”, declarou.

O Programa Mulheres Mil é desenvolvido em todo o território acreano exclusivamente pelo Instituto Federal do Acre e visa promover a inclusão social e econômica de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Hoje o Mulheres Mil está integrado ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec.

Para o coordenador Adjunto do IFAC no Vale do Purus, Cleudo Farias, a maior prova do sucesso dos dois programas é a empregabilidade e o empreendedorismo daqueles que fazem os cursos.