Enem: Candidatos já podem fazer inscrição on-line para a edição de 2016

publicado: 09/05/2016 00h00, última modificação: 09/11/2021 18h08
Nota do Enem é usada como critério de ingresso nos cursos superiores ofertados pelo Instituto Federal do Acre através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

Publicado: Segunda, 09 de Mai de 2016, 17h08

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 começam nesta segunda-feira, 9, exclusivamente pela internet. O prazo termina às 23h59 do dia 20 próximo (horário de Brasília). A edição do exame este ano terá identificação biométrica. Os inscritos contarão também com um aplicativo para acompanhar a inscrição.

O Enem deste ano tem uma estimativa de 8 milhões de inscrições. Destas, 2,2 milhões são de estudantes que estão no último ano do ensino médio. Além dos concluintes dessa etapa em 2016 matriculados em escolas da rede pública, estão isentos da taxa de inscrição aqueles que se declararem carentes.

A taxa de inscrição, no valor de R$ 68, pode ser paga em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). O pagamento deve ser feito até às 21h59 (de Brasília), do dia 25 próximo.

As provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro. O período total de duração das provas permanece em quatro horas e meia no primeiro dia (sábado) e cinco horas e meia no segundo dia (domingo).

Oportunidades — A nota do Enem é usada como critério de ingresso nos cursos superiores ofertados pelo Instituto Federal do Acre (IFAC) através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Atualmente o Instituto oferece 14 cursos nas áreas de licenciatura, bacharelado e tecnologia nos campi de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Xapuri. Conheça os cursos superiores do IFAC acessando o site institucional.

Mais informações e o edital do Exame estão disponíveis na página do Enem de 2016 na internet. Em caso de dúvidas sobre o exame, os candidatos podem ligar para o telefone 0800-616161.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social / MEC