Campus Rio Branco

Feira apresenta oportunidades de estágio e emprego aos alunos do Ifac

publicado: 06/05/2016 00h00, última modificação: 22/11/2022 12h46
Evento aproxima as agências fomentadoras de estágio e de emprego da cidade de Rio Branco com as pessoas que buscam colocação no mercado de trabalho
feira_est_0.JPG

Publicado: Sexta, 06 de Mai de 2016, 09h02

Durante três dias, quarta (4), quinta (5) e sexta (6) os alunos do Instituto Federal do Acre conhecerão as oportunidades de estágio e emprego oferecidas por instituições com atuação nessas áreas, como o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Cooperativa de Trabalhadores Autônomos em Serviços Gerais (COOPSERGE), Teleatendimento (CONTAX) e Governo do Estado do Acre/Secretaria de Pequenos Negócios.

Estas instituições são parceiras da Feira de Estágio e Emprego, evento realizado através de um projeto de extensão desenvolvido pela profa. Dirlei Fachinello, que visa atender a todos os profissionais e estudantes que buscam colocação ou recolocação no mercado de trabalho, bem como aos empregadores ou empreendedores que buscam trabalhadores qualificados.

O sucesso da Feira do Estágio e Emprego pode ser avaliado através dos números apresentados pela organização: foram 1.035 inscritos em 10 minicursos e nas três palestras. Além disso, a participação dos parceiros nos stands montados durante os dois dias de exposição, demonstrou o interesse de quem atua nos dois setores de incentivar a participação dos alunos a acessarem as oportunidades de estágio e emprego.

feira_emp_pub.JPG

O projeto de extensão que deu origem à Feira do Estágio e Emprego foi apresentado em 2015, através da inscrição em edital da Pró-reitoria de Extensão, que abriu a oportunidade para que docentes e técnicos apresentassem propostas de realização de atividades, valorizando o trabalho desenvolvido na instituição. Ao ter seu projeto aprovado, a profa. Dirlei Fachinello buscou apoio nas instituições que atuam na área, com vistas a realizar o evento.

Abertura - A feira teve sua abertura na noite da quarta-feira, 4, com a participação da reitora Rosana Cavalcante dos Santos e os parceiros que destacaram a importância do evento como forma de aproximar as agências fomentadoras de estágio e de emprego da cidade de Rio Branco com as pessoas que buscam colocação no mercado de trabalho, por meio de ações que dinamizem a formação pessoal, a inclusão social e a qualificação profissional.

Em seu pronunciamento a reitora Rosana Cavalcante enfatizou que desde a graduação até o doutorado utilizou bolsas de estudos, e que na época não havia este tipo de evento para esclarecer os alunos das possibilidades de conseguir recursos para manter os estudos. “Este é um momento em une a formação técnico/profissional dos nossos alunos com o mercado de trabalho, através da divulgação pelos parceiros das oportunidades de estágio e emprego”.

feira_empre_3.JPG

Ao fazer a abertura, a autora do projeto destacou a importância da participação do prof. Fábio Storch de Oliveira, hoje Pró-reitor de Extensão, que na época exercia a função de Assessor Especial da Reitoria e participou da elaboração do projeto como professor colaborador. “Hoje percebemos que a Extensão faz parte da política da atual gestão, valorizando as ações que buscam ampliar a atuação do IFAC junto à comunidade, oferecendo a oportunidade de envolver todos os segmentos em atividades como este evento”.

O Pró-reitor de Extensão, Fábio Storch, enfatizou o momento importante com a realização do evento para o futuro dos alunos. “Hoje a extensão faz parte de uma política institucional que visa incentivar a realização de eventos como este que fortalece as ações da Pró-reitoria de Extensão. Para este ano há previsão de investimentos de 200 mil reais através de emenda parlamentar do deputado Sibá Machado, que tem nos ajudado a implementar estas ações”.

No primeiro dia, o gerente operacional do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Luiz André Oliveira abriu o ciclo de palestras, conversando com os alunos que lotaram o auditório do Campus Rio Branco sobre o Estágio e o Menor Aprendiz, enfatizando as oportunidades de estágio que o CIEE oferece através do programa Aprendiz Legal.

Veja mais fotos na REDE IFAC