Notícias

Reitoria

Ifac convida para transmissão de cargo da primeira reitora eleita e posse de diretores

publicado: 16/05/2016 00h00, última modificação: 03/12/2021 18h18
Acontece nesta quarta-feira, 18, a transmissão de cargo da primeira reitora eleita e a posse dos primeiros diretores gerais dos campi de Rio Branco, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul
conviteposseretorarb.jpg

- Foto: Manassés de Oliveira Carvalho

Publicado: Segunda, 16 de Mai de 2016, 15h46

Acontece nesta quarta-feira, 18, a transmissão de cargo da primeira Reitora eleita do Instituto Federal do Acre (IFAC), profa. Rosana Cavalcante dos Santos, e a posse dos primeiros Diretores Gerais dos campi de Rio Branco, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul, em solenidade no auditório do Campus Rio Branco, às 9h.

Após cinco anos de criação, é a primeira vez que a Reitora e os Diretores Gerais são eleitos, através de consulta realizada com a participação de docentes, técnico administrativos e alunos. A Consulta ocorreu no dia 26 de novembro de 2015 e, de acordo com o relatório apresentado pela Comissão Eleitoral Central, compareceram mais de 82% do segmento docente, 90% dos técnicos-administrativos e 35% dos alunos, sendo que a Reitora Rosana Cavalcante dos Santos, foi eleita com votos dos três para um mandato de quatro anos.

Esta é a primeira transmissão de cargo de Reitora eleita, já que desde 2010, os quatro reitores nomeados pelo Ministério da Educação ocupavam a função como “Reitor Pro tempore”, ou seja, temporariamente. O Decreto de nomeação da Reitora Rosana Cavalcante dos Santos foi publicado no Diário Oficial da União no dia 13 de abril de 2016 e foi empossada no dia 15 de abril de 2016, em solenidade realizada no Ministério da Educação.

Após a transmissão do cargo de “Pro tempore” para Reitora eleita, a profa. Rosana Cavalcante dará posse aos diretores gerais Wemerson Fittipaldy de Oliveira, do Campus Rio Branco, Italva Miranda da Silva, do Campus Sena Madureira, e Lilliane Maria de Oliveira Martins, do Campus Cruzeiro do Sul.

A solenidade terá a participação da representante da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Nilva Celestina do Carmo, e diretor Administrativo do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), prof. Antonio Venâncio Castelo Branco, reitor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), além de reitores da Região Norte.

Currículo da primeira Reitora eleita - A Reitora Rosana Cavalcante dos Santos é professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na área de Agroecologia do IFAC/Campus Avançado Rio Branco Baixada do Sol e graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Acre, especialista em Engenharia Ambiental e Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), mestra em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutora em Agronomia, ambas pela UNESP.

Na gestão no IFAC foi coordenadora de Pós-graduação da Pró-reitoria de Pesquisa, coordenadora de Pesquisa, Inovação e Extensão do Campus Rio Branco, fundadora do Centro Vocacional, Tecnológico de Referência em Agroecologia e Produção Orgânica do Acre - CVT Agroecologia e reitora Pro Tempore do Instituto desde abril de 2014.

Currículos dos diretores gerais eleitos

Campus Rio Branco - Wemerson Fittipaldy de Oliveira é Técnico Administrativo em Educação/Pedagogo. Ocupou os cargos de Coordenador, Diretor Geral e Diretor de Administração do Campus Xapuri; foi Coordenador de Registro Escolar do Campus Rio Branco, Diretor de Administração do Campus Baixada do Sol e coordenador Adjunto do PRONATEC. Atuou como professor efetivo da Rede Estadual de Educação por 20 anos, tendo assumido cargos de Gestor Escolar e Se­cretário Municipal de Educação no município de Capixaba; Secretário Municipal de Educação; Diretor de Programas e Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação de Xapuri, e Ges­tor Técnico da Secretaria Municipal de Educação de Sena­dor Guiomard.

Campus Sena Madureira - Italva Miranda da Silva é licenciada em História pela Universidade Federal do Acre, Especialista em Gestão da Educação Profissional pelo Instituto Federal do Acre, Mestre em Letras pela UFAC e Doutoranda em Ensino de Ciências pelo Instituto Oswaldo Cruz – RJ. Há mais de 15 anos exerce a docência e ao longo deste período atuou tanto na Educação Básica quanto no Magistério Superior. Em 2010 ingressou no Instituto Federal do Acre/Campus Sena Madureira como professora EBTT.

Campus Cruzeiro do Sul - Lilliane Maria de Oliveira Martins, é formada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Acre e mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Acre. Na gestão administrativa atuou como coordenadora de extensão do Campus Cruzeiro do Sul, coordenadora de planejamento e ações estratégicas na Pró-reitora de Extensão. Como coordenadora de estágio desenvolveu atividades do estágio curricular obrigatório e não obrigatório dos alunos dos cursos técnicos integrados, subsequentes e licenciaturas ofertadas no Campus Cruzeiro do Sul.