Reitoria

AssinaturaTermoTJAC.JPG

- Foto: Picasa

Publicado: Quarta, 11 de Mai de 2016, 11h01

O Instituto Federal do Acre (IFAC) e o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) celebraram nessa terça-feira, 10, Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de promover a oferta de Educação Profissional Técnica, através da modalidade Educação a Distância (EaD), a pessoas em situação de conflito com a Lei. A assinatura do documento foi realizada pela desembargadora-presidente Cezarinete Angelim e pela reitora substituta do IFAC e Diretora Sistêmica de Desenvolvimento Institucional, Gírlen Santos.

O Termo de Cooperação prevê a oferta do curso de Técnico em Vendas a 22 alunos, sob a supervisão da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas (Vepma) da Comarca de Rio Branco, que tem como titular a juíza de Direito Maha Manasfi. Desde o ano passado que a juíza vem mantendo diálogo com a Diretoria Sistêmica de Projetos Especiais, responsável no IFAC pelos cursos EaD, e com a reitora Rosana Cavalcante, para a realização da parceria.

Em seu pronunciamento a reitora substituta Gírlen dos Santos lembrou que o Tribunal de Justiça tem sido um grande parceiro do IFAC, em outras modalidades voltadas à reinserção social e também na questão da proteção à mulher. “Este Termo de Cooperação reforça a ideia de que as parcerias são fundamentais para instrumentalizar as ações, unindo especialidades e qualidades, entre as instituições”, destacou a reitora substituta.

Já a desembargadora-presidente do TJ, Cezarinete Angelim destacou que a iniciativa atende as perspectivas da atual gestão de humanização e de reinserção social das pessoas que cumprem penas. “É preciso difundir a reinserção social das pessoas que cumprem penas, buscar mecanismos para que se reintegrem no mercado de trabalho, a sociedade e as famílias. É uma política pública institucional, que o Tribunal de Justiça coloca em prática através de diversas ações”, assinalou a presidente do TJAC.

Na ocasião a desembargadora-presidente Cezarinete Angelim disse que o TJAC tem interesse de estender as parcerias com o IFAC também para o interior do Estado. A reitora substituta destacou que o instituto possui campi nos municípios de Cruzeiro do Sul, Xapuri, Sena Madureira e Tarauacá e que as unidades estão à disposição para atuarem em parceria com o Tribunal de Justiça, além de possuir polos de EaD que atendem a todos os municípios.

Acompanharam a reunião de assinatura do Termo de Cooperação a Diretora Sistêmica de Projetos Especiais, Jailene Soares Ribeiro, o coordenador do curso Técnico de Vendas, Adilson de Souza de Deus, a coordenadora Adjunta do Programa Mulheres Mil, Mariete Buriti, a coordenadora Adjunta de Serviços Públicos e Ensino, Dausterneya Maciel, e a responsável pela elaboração do Termo de Cooperação, Alessandra Cristina de Angeli.