Ifac lançará novo portal nesta sexta-feira, dia 13

publicado: 09/05/2016 00h00, última modificação: 09/11/2021 18h07
Proposta é facilitar o acesso do cidadão às informações do Instituto seguindo o projeto de Identidade Digital do Governo Federal
noticia_novo_portal1.jpg

- Foto: Juscie Vieira da Silva Delfino

Publicado: Segunda, 09 de Mai de 2016, 12h16

O portal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) vai ganhar uma cara nova. Será lançada, nesta sexta-feira, 13 de maio, a primeira fase do site que apresentará melhorias no layout, maior facilidade na navegação, rapidez e acessibilidade. Com o portal, o IFAC também passa a adotar a Identidade Padrão de Comunicação Digital do Governo Federal, regulamentada pela Instrução Normativa nº 08 de 19/12/2014 da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR).

A proposta do novo portal é facilitar o acesso do cidadão às informações do Instituto seguindo o projeto de Identidade Digital do Governo Federal que padroniza os portais dos órgãos públicos federais e alinha as informações para otimizar a comunicação com o cidadão. Com este foco, o novo portal apresenta melhorias como responsividade, se adaptando a qualquer dispositivo; é mais adequado às ferramentas de acessibilidade; a plataforma atualizada permite mais agilidade na navegação; o visual é mais dinâmico; e apresenta maior segurança.

Além das páginas dos campi, pró-reitorias, diretorias, núcleos e editais o portal incluirá o Espaço do Estudante, priorizando um de seus públicos-alvo, onde será possível acessar o Siga-A com informações da vida acadêmica, calendário dos campi, editais de assistência estudantil, além de notícias de interesse dos estudantes.

A interatividade também é uma característica do novo portal que apresentará em sua homepage os vídeos e áudios produzidos pelo IFAC e possibilitará o acesso direto às redes sociais do Instituto com as linhas do tempo contendo as últimas postagens para o público se manter atualizado.

Em construção – O novo portal do IFAC vem sendo desenvolvido pela Assessoria de Comunicação (Ascom) em conjunto com a Diretoria Sistêmica de Gestão da Tecnologia da Informação (DSGTI) desde 2014. O assessor de Comunicação do IFAC, Marcelo Florentino explica que o conteúdo do site atual está sendo migrado para o novo além de alguns melhoramentos estarem sendo feitos, dessa forma esta semana será lançada a primeira fase do portal.

Nessa primeira fase da implantação do novo site do IFAC, substituímos não apenas a aparência, mas todo Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, proporcionando uma plataforma mais segura, rápida e dinâmica. Como muitas publicações dependem da plataforma antiga, as notícias e publicações anteriores a migração ficarão disponíveis no site antigo. O novo site será alimentado com o conteúdo atualizado e recente, onde novos recursos serão implantados de maneira gradativa”, garante o assessor.

Para saber mais sobre a Identidade Padrão de Comunicação Digital do Governo Federal, acesse o site da Secom-PR.