Nedet/Ifac participa do III Encontro da Coordenação Nacional - Norte

Evento acontece esta semana em Boa Vista - Roraima
neat1b.jpg

Publicado: Quinta, 05 de Mai de 2016, 16h21

Profissionais do Núcleo de Extensão e Desenvolvimento Territorial do Instituto Federal do Acre (IFAC) estão esta semana (04 a 07 de maio) participando do III Encontro da Coordenação Nacional dos NEDET da regional Norte em Boa Vista - Roraima. O evento tem como objetivo reunir coordenadores dos Núcleos de Extensão e Desenvolvimento Territorial da regional Norte para discussão e apresentação de trabalhos e pesquisas que estão sendo realizados.

Durante o encontro os Núcleos farão proposições e deliberarão quanto às atividades que as assessorias técnicas dos Institutos e Universidades Federais vêm desenvolvendo junto aos Colegiados Territoriais. A dinâmica metodológica do encontro é a autogestão, com rodas de conversas e mesas redondas, onde é possível cada participante fazer uso da palavra para expor suas experiências, dúvidas e proposições, facilitando a troca de informações entre os Núcleos. Além das atividades autogestionadas, as equipes produziram resumos expandidos e elaboraram pôsteres apresentando ações realizadas ou em andamento no território.

O evento conta com a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, que é o agente financiador dos projetos em parceria com o CNPQ, bem como, da delegada da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Acre, Zenilda Barbalho, e demais delegados da Regional Norte.

A Política Nacional de Desenvolvimento Territorial

O Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais (PNDSTR) da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), órgão do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) pretende incentivar a autogestão dos territórios rurais, buscando contribuir para a redução das desigualdades regionais e sociais, além da integração dos territórios rurais ao processo de desenvolvimento nacional.

A abordagem territorial integra atores sociais, agentes, mercados e políticas públicas, considerando ainda, a equidade, o respeito à diversidade, a solidariedade, a justiça social, o sentimento de pertencimento, a valorização da cultura local e a inclusão social, como objetivos fundamentais a serem alcançados.

Os Colegiados Territoriais são compostos paritariamente por representantes da sociedade civil organizada e instituições governamentais, atuando na articulando e fomento de programas e projetos de desenvolvimento rural, pautados por um Plano de Desenvolvimento Territorial Rural Sustentável e Solidário (PDTRSS), com regimento interno instituído e gerido por um Núcleo Diretivo, eleito dentre os representantes das instituições colegiadas, e assessorados por um núcleo técnico, o NEDET.

nedet2a.jpg nedet3a.jpg

Núcleo de Extensão e Desenvolvimento Territorial - NEDET

Os NEDET’s são unidades administrativas com função de apoiar ações de extensão e de assessoramento técnico aos Colegiados Territoriais e demais atores dos territórios rurais. É um instrumento que se vincula à estratégia de fortalecimento e consolidação da abordagem territorial da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O programa foi implementado por meio da articulação institucional e operacional de Universidades Públicas Federais e Estaduais, dos Institutos Federais de Educação Tecnológica, das instâncias de gestão social dos territórios e da Secretaria de Desenvolvimento Territorial.

Esse projeto surgiu por intermédio da parceria estabelecida entre a SDT/MDA, Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

NEDET/IFAC

O Núcleo de Extensão e Desenvolvimento Territorial do IFAC foi implementado a partir da aprovação de projeto submetido ao Edital de chamada CNPq/MDA/SPM-PR Nº 11/2014, iniciando sua execução a partir de 2015. Visa acompanhar e assessorar os Colegiados Territoriais Rurais do Baixo Acre e Tarauacá/Envira, além de gerar dados e informações sobre os territórios, que servirão como base de dados, para elaboração de publicações e trabalhos acadêmicos.

As equipes NEDET’s/IFAC têm como coordenador geral o professor Luís Pedro de Melo Plese, pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFAC. Conta também com o apoio do coordenador de Inovação Tecnológica, Pedro Soares, na gestão e execução administrativa do projeto.

A professora de Ciências Sociais do IFAC, Tânia Façanha, coordena o Núcleo do Território do Baixo Acre, que tem como assessores de Gestão Social a professora de Ciências Sociais, Josina Pontes, de Inclusão Produtiva o economista Pablo Marques e de Gênero a administradora Janine Dourado e a bolsista de graduação Steff Souza.

O professor de Educação Física do IFAC, Marcelo Silva, coordena o núcleo que assessora o Território Tarauacá-Envira, que tem como assessores de Gestão Social o agrônomo Igor Honorato, de Inclusão Produtiva o economista Emerson Curvêlo, de Gênero o administrador Francisco Assis e a bolsista de graduação Creusa Farias.

Informações: Equipe NEDET/IFAC