Extensão

Proex reúne Professores de Educação Física e técnicos para planejar ações de esporte no Ifac

publicado: 12/05/2016 00h00, última modificação: 03/12/2021 17h38
No encontro foram abordados o edital Pró-Esporte, os jogos internos do Instituto e a proposta de institucionalização de uma política de esporte e lazer para o Ifac
planejamento-esporte-2016-1-800.JPG

Publicado: Quinta, 12 de Mai de 2016, 09h43

Professores de Educação Física e técnicos dos campi do Instituto Federal do Acre (IFAC) se reuniram com a Pró-Reitoria de Extensão e a Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil nos dias 10 e 11 de maio para discutir questões relacionadas a atividades e eventos esportivos no IFAC. Foram abordados o edital Pró-Esporte, os jogos internos do Instituto e a proposta de institucionalização de uma política de esporte e lazer.

A reunião foi conduzida pelo coordenador de Projetos Culturais, Artísticos e Esportivos, prof. Emanoel Rogério e teve a participação do pró-reitor de Extensão, Fabio Storch que elogiou a iniciativa de reunir os profissionais engajados no esporte e apresentou a nova composição da equipe da Proex se colocando à disposição para auxiliar as ações de fomento ao esporte e os projetos que abram as portas do IFAC para a comunidade.

A diretora de Assistência Estudantil, Taita Nascimento apresentou a proposta de execução do edital Pró-Esporte em 2016 que deverá ter uma abrangência menor considerando os recursos repassados pelo MEC para este fim. Ainda assim, a proposta defende que as bolsas sejam destinadas aos estudantes que demonstrem potencial no esporte visando também a permanência destes no Instituto. Os participantes da reunião, por sua vez, avaliaram a execução do edital no ano passado e tiraram suas dúvidas sobre forma de seleção dos alunos bolsistas, entre outras.

planejamento-esporte-2016-2-800.JPG

JIFAC 2016 – Uma das pautas discutidas no encontro foi o planejamento da edição 2016 dos Jogos do IFAC. A Comissão do JIFAC foi eleita e a presidência e vice-presidência ficaram com os professores Emanoel Rogério e Marcelo Silva, respectivamente. O regulamento dos jogos também foi analisado e alterado conforme as sugestões dos presentes.

A sede do JIFAC 2016 foi escolhida durante a reunião. A fase estadual dos jogos do IFAC deve ser realizada no município de Tarauacá no período de 07 a 10 de julho.

Esporte como política – Outro tema debatido durante a reunião foi a proposta de criação de uma Política Institucional de Esporte e Lazer do IFAC. A ideia é consolidar um calendário de atividades esportivas e normatizar sua execução através de um documento oficial aprovado pelo Conselho Superior. Segundo o professor Rogério essa política garantirá que independente das mudanças ocorridas no Instituto as atividades de esporte e lazer sejam realizadas de forma contínua e padronizada.

A minuta desta política deve ser amplamente discutida”, defendeu o coordenador de Projetos Culturais, Artísticos e Esportivos. A sugestão é que se crie um fórum para debate envolvendo gestores, professores, técnicos e estudantes.

Além dos servidores mencionados, os professores Carpergiani Costa (Cruzeiro do Sul), Rafaela Lima (Sena Madureira), Maria Erlene (Baixada do Sol) e os técnicos Tanayra Feitosa (Baixada do Sol), Sandro Mesquita (Xapuri) e Márcio Bonfim participaram da reunião. Presentes ainda, a diretora de Extensão e Cultura, Luana Melo, a assistente social, Priscila Soares e a fisioterapeuta, Roneres Campos.