Reitoria

Protocolo de intenções garante parceria entre Ifac e Instituto de Matemática Pura e Aplicada

publicado: 09/05/2016 00h00, última modificação: 22/11/2022 12h46
Parceria é uma oportunidade de potencializar o ensino da Matemática no Ifac
reuniao-parceria-impa.JPG

Publicado: Segunda, 09 de Mai de 2016, 17h17

O Instituto Federal do Acre (IFAC) conta, a partir desta segunda-feira, 09, com mais uma parceria para a melhoria contínua no ensino. O diretor geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Viana esteve no IFAC reunido com a reitora substituta, Girlen Nunes e pró-reitores para assinar um protocolo de intenções entre as instituições. A reunião aconteceu no gabinete da Reitoria e contou com a participação de representantes do Estado além do deputado Sibá Machado.

Segundo o diretor do IMPA, a assinatura do protocolo de intenções é uma abertura para futuras parcerias que podem ser na forma de intercâmbio de estudantes e professores/pesquisadores, oferta de cursos de capacitação na área de Matemática entre outras ações que ajudem a qualificar alunos e docentes do IFAC.

Podemos criar um programa de intercâmbio por meio do qual professores e/ou alunos do IFAC participem das nossas atividades e, por outro lado, professores e alunos do IMPA ou de outras instituições podem oferecer cursos de formação continuada de professores, treinamento dos alunos para as olimpíadas, mas é algo que a gente tem que conversar e ver o interesse das partes”, explica Viana.

A pró-reitora de Ensino, Lucilene Acácio, falou da importância de se investir na área levando em consideração as dificuldades que muitos alunos trazem, desde o ensino fundamental, nas disciplinas de exatas. Ainda assim, a pró-reitora destacou os bons resultados alcançados por estudantes do IFAC nas olimpíadas de matemática e a baixa evasão no curso de Licenciatura em Matemática, ofertado no Campus Cruzeiro do Sul.

A reitora substituta, Girlen Nunes, afirmou que o IFAC está em um momento de estabelecer parcerias para que alcance os anseios da sociedade acreana e que o protocolo de intenções é uma oportunidade de se potencializar o ensino da Matemática no IFAC.

É um avanço para a instituição porque nós conseguimos ter parceiros com knowhow na área de Matemática Aplicada. Com a parceria teremos possibilidade de capacitar docentes e treinar os discentes nas olimpíadas, dentre outros projetos. Realmente o IFAC tem aberto as portas para diversos parceiros para a gente conseguir alargar a nossa área de atuação e alcançar o nosso grande objetivo que é ofertar educação de qualidade. Uma educação tecnológica que venha fazer com que o estado do Acre tenha um desenvolvimento significativo na formação de seus cidadãos”, avaliou a reitora substituta.

Além dos mencionados, estiveram presentes à reunião a diretora de Inovação da Secretaria de Educação e Esporte, Cleide Prudêncio, o secretário adjunto de Ciência e Tecnologia, Pascoal Muniz, o pró-reitor de Extensão do IFAC, Fabio Storch, o diretor de Pesquisa, Edvar Silva e o procurador Federal junto ao IFAC, Breno Fonseca.

Ações do IMPA - Outras ações do IMPA incluem a colaboração na oferta do Mestrado Profissional em Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática; o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio que oferece cursos de capacitação, inclusive na modalidade de ensino a distância; e as olimpíadas de Matemática (OBM) e a Olimpíada de Matemática para Escolas Públicas (OBMEP) que acontece desde 2005 e tem a participação de mais de 18 milhões de estudantes em todo o Brasil. Saiba mais sobre o Instituto acessando o site do IMPA.