Rede Federal terá festival de esporte, arte e cultura

publicado: 16/05/2016 00h00, última modificação: 03/12/2021 18h15
Projeto foi pauta de reunião de gestores de Extensão das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica nos dias 03 a 05 de maio, em Uberlândia
festival-rede-federal1.jpg

Publicado: Segunda, 16 de Mai de 2016, 14h53

Foto: IFTM

Unir esporte, educação, arte e cultura é a proposta do “Festival da Rede Federal” previsto para ocorrer em outubro de 2016 no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) sede dos Jogos dos Institutos Federais este ano. O projeto foi pauta de reunião de gestores de Extensão das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica nos dias 03 a 05 de maio, em Uberlândia. Na ocasião, o Instituto Federal do Acre esteve representado pela diretora de Extensão e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão, Luana Oliveira de Melo.

Com o objetivo de fortalecer os aspectos artístico e cultural na Rede Federal, o Festival será composto por feira multicultural (artesanato e produção artística dos servidores, estudantes e comunidade envolvidos em trabalhos de Extensão), oficinas (música, artes visuais, dança, teatro, mídia digital, literatura e circo), mesas-redondas, palestras, ações formativas e mostras.

Também fazem parte da programação os Jogos dos Institutos Federais (JIF’s), a Mostra de Produtos dos Diversos Conhecimentos e Saberes da Rede Federal e as Olimpíadas de Robótica e de Agropecuária.

festival-rede-federal2.JPGDe acordo com o coordenador da Câmara de Extensão do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e reitor do IFTM, Roberto Gil Rodrigues Almeida, o encontro irá abranger ensino, pesquisa e extensão. “Será um festival de ideias”, enfatiza.

Unificar os jogos com a educação, arte e cultura (inovação) é o principal objetivo. Devemos fazer com que o evento atinja todos os nossos públicos”, garante a diretora de Extensão e Cultura do IFAC.

Foram compostos grupos de trabalho (GTs) e comissões para a organização do “Festival da Rede Federal”. O evento é uma parceria do Conif com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC).

Jogos – Na ocasião, a comissão do JIF’s vistoriou os locais que vão receber os atletas para os jogos e analisou a infraestrutura disponível para as modalidades esportivas.

(Com informações a Assessoria de Comunicação do Conif)