Notícias

CONC&T

CONC&T realiza mesa redonda para discutir educação de jovens

publicado: 10/11/2016 08h51, última modificação: 04/11/2025 12h59
A atividade teve como foco a vida acadêmica e oportunidades ao longo deste período
DSC_0147.jfif

Com objetivo de incentivar os jovens a ingressar na vida acadêmica e compreender os benefícios do estudo junto a unidades federais de ensino, o I Congresso de Ciência e Tecnologia (CONC&T) do Instituto Federal do Acre (IFAC) realizou mesa redonda com profissionais de instituições peruanas de ensino e também membros do IFAC.

Com o tema, “Despertando talentos através do ensino técnico e tecnológico”, o professor peruano Luís Arcangel, do Instituto de Educacion Superior Tecnologico Jorge Basadre, destacou a importância do ensino na vida dos jovens. Segundo ele é preciso alimentar a educação, inovar e realizar intercâmbios de conhecimentos. Conforme os dados apresentados, 70% das atividades realizadas na instituição peruana são práticas e 30% teóricas.

Estudante do quarto semestre de Produções Agrícolas do Instituto Jorge Basadre, Saul Aaron falou um pouco sobre as atividades que ele e os outros estudantes desenvolvem na unidade. Durante a apresentação, o jovem ainda mostrou aos participantes imagens sobre as ações desenvolvidas nas aulas. “Estamos envolvidos com diversas atividades práticas, como plantação, cuidado de pequenos e grandes animais. São momentos que temos para aprender”.

Maria Neves, que já foi aluna do Instituto Federal do Acre, destaca que a palestra com os representantes peruanos abordou as oportunidades que podem ser conquistadas por meio de um bom ensino. Para Tairine Maia, que é estudante de Física, o IFAC tem feito a diferença em sua vida acadêmica e profissional. A jovem, que foi uma das estudantes selecionadas a realizar intercâmbio em Portugal, conta que a oportunidade contribuiu diretamente para o ensino.

As discussões realizadas durante a mesa redonda também contaram com a participação de duas alunas do IFAC e teve como mediadora a diretora de Relações Internacionais, Iliane Tecchio.