Notícias

CONC&T

Congresso de Ciência e Tecnologia será realizado em todos os campi

publicado: 10/11/2016 13h24, última modificação: 04/11/2025 13h22
A previsão é de que a próxima edição, que acontecerá em 2017, aconteça em Xapuri
ConcT---09Nov-654.jfif

Unindo pesquisa, ensino e extensão, o Instituto Federal do Acre (IFAC) encerrou as atividades do I Congresso de Ciência e Tecnologia (CONC&T), na noite desta quarta-feira (09.11). Durante a cerimônia de encerramento, que também contou com a premiação dos trabalhos mais bem avaliados pela comissão científica do CONC&T, a reitora do IFAC, Rosana Cavalcante, anunciou que as próximas edições do evento serão realizadas nos campi.

Para Rosana Cavalcante, o I CONC&T confirmou a importância de se trabalhar de forma unificada as áreas de ensino, pesquisa e extensão junto ao IFAC. “Encerramos o evento com saldo positivo. Muitos trabalhos foram apresentados, tivemos o envolvimento da comunidade escolar, onde os seis campi do IFAC estiveram representados durante o Congresso. Alcançamos as expectativas e não o conhecimento superou os muros da nossa instituição. O conhecimento precisa ir além e foi isso que aconteceu”.

De acordo com a reitora, a expectativa é de que a próxima edição do Congresso de Ciência e Tecnologia do IFAC seja realizada no campus de Xapuri. Do total de trabalhos apresentados durante o evento, os institutos de Cruzeiro do Sul, Rio Branco e Xapuri contaram com maior número de trabalhos expostos. “As edições seguintes serão realizadas nos demais campi do IFAC e o critério para escolher a próxima sede do evento será o campus que mais apresentou trabalhos durante o primeiro congresso”, explicou.

Titular da pró-reitoria de Ensino, Lucilene Acácio destacou que o Congresso de Ciência e Tecnologia abordou de forma inédita a importância de se discutir ensino, pesquisa e extensão de forma unificada. “Para a área de ensino tivemos um grande ganho. Uma das falas, que aconteceu durante o evento, foi sobre como se fazer aula com pesquisa e extensão. A nossa instituição, é uma unidade de ensino, porém temos profissionais que estão aqui para que a pesquisa e extensão seja desenvolvida também com qualidade”.

Para Fábio Storch, pró-reitor de Extensão do IFAC, o I Congresso de Ciência e Tecnologia confirmou a importância da área de extensão estar presente na estrutura organizacional dos institutos federais. “De 2014 até agora, período em que a pró-reitoria de Extensão voltou a fazer parte do quadro organizacional do IFAC, tivemos investimentos financeiros, mas além disso também contamos com investimentos na realização de projetos e na participação dos alunos, professores e técnicos. Este ano, mais de 100 projetos foram institucionalizados. Chegar ao final do I CONC&T, após as diversas atividades realizadas, é a confirmação de que o trabalho está sendo realizado de forma positiva”.

Pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Pedro Plese, destacou a aumento no número de trabalhos desenvolvidos por estudantes e professores da instituição ao longo dos últimos anos. “Temos evoluído muito ao longo dos anos no IFAC, no que se diz respeito a pesquisa, assim como também aberto novas possibilidades aos professores, estudantes e servidores da nossa instituição. O que foi apresentado durante o Congresso é reflexo deste esforço conjunto. Na área de pesquisa, cerca de 70 trabalhos foram enviados, e ainda outros 30 da pós-graduação. Isso demonstra o caminho positivo que estamos seguindo”.