Notícias
CONC&T
Diversidade cultural marca III Mostra de Artes durante Congresso de Ciência e Tecnologia
Ao ritmo de “Oh Happy Day”, o Coral Popular do campus Cruzeiro do Sul encerrou a III Mostra de Artes do Instituto Federal do Acre (IFAC), durante a cerimônia de encerramento do I Congresso de Ciência e Tecnologia do IFAC. Além do coral que se apresentou no Palco Cultural, a Mostra de Artes, que fez parte da programação do I CONC&T, recebeu performances de músicas da Idade Média e Renascença, declamações de poesia, bandas de rock e dança, além de exposições de pinturas.
A música foi a atração mais presente na programação cultural do Congresso. Na terça-feira (08.11) o professor Douglas Marques Luiz se apresentou em um dueto com a cantora lírica Luthiene Bittencourt, que também é docente na Universidade Federal do Acre (Ufac). Ao som do instrumento musical típico da Europa renascentista, o alaúde, a dupla apresentou canções de diversas países conforme explicou o professor.
“Este estilo remonta a uma época em que a música era feita de uma forma mais intimista. Ao contrário do que as pessoas pensam, as salas dos castelos eram pequenas, justamente para a voz, o alaúde e a espineta, que são instrumentos intimistas. A nossa apresentação tentou trazer esta atmosfera ao evento. O repertório foi composto de músicas espanholas, italianas, portuguesas, da renascença inglesa, uma mescla de países. É interessante que as pessoas tenham a oportunidade de ouvir e conhecer essa cultura”, destacou Douglas Marques.
O professor Radamir Lira apresentou o coral com integrantes dos projetos “Coral Mozart Donizetti”, “Biofonéticos” e “Inglês com Música”. Os integrantes dos grupos apresentou canções em inglês “I Don’t Want To Talk About It”, de Rod Stewart, “Os Caminhos da Paz”. “Nós pensamos peças fáceis, mas com um impacto emotivo, e a resposta foi maravilhosa”, comemorou o docente.
Ainda no mesmo dia, a segunda edição de 2016 do projeto do professor Jânio Carlos Teixeira, o “Sarau de Artes, Literatura e Música” foi apresentado no Palco Cultural. Os talentos do campus Sena Madureira realizaram performance de violão instrumental, interpretação de canções da MPB por alunos e professores, declamações de poesias e interpretação de obras de Patativa do Assaré, além da apresentação da Trupe dos Copos.

A música também se fez presente na cerimônia de encerramento do I CONC&T, com a apresentação do Coral Popular do campus Cruzeiro do Sul. Nos embalos da guitarra do professor Emerson Gaspar Rosa e com os arranjos musicais, os coralistas interpretaram canções do acreano João Donato, além de Milton Nascimento e Nando Reis. “Foi uma honra participar deste evento. O coral foi o primeiro projeto de extensão do IFAC, que existe desde 2011. Agradecemos a logística que a Proex [Pró-Reitoria de Extensão] e a Assistência Estudantil organizou para nos trazer”, comentou Emerson Rosa.

Artes plásticas
Com o projeto de artes plásticas, “Os caminhos da pintura no Alto Acre” a professora do campus Xapuri, Thays Mara Almeida realizou uma exposição de obras de alunos durante a III Mostra de Artes. A docente falou sobre a importância das artes visuais na programação dos eventos científicos.
"No âmbito da arte, muitas vezes em congressos e demais eventos, temos que conquistar espaço. É claro que são eventos voltados para tecnologia, ciência, mas é preciso ver a arte como algo a se descobrir, a forma como o discente pode se envolver, o membro da comunidade pode se descobrir, se expressar”, afirmou Thays Almeida.

Um dos alunos participantes do projeto, o estudante de 15 anos, Werlen Silva, levou diversas obras para a exposição no evento. Com diferentes inspirações, em dos quadros o jovem retratou uma paisagem da colônia em que passa o tempo livre e em outra mostrou sua paixão pelo anime Naruto.
O I Congresso de Ciência e Tecnologia do IFAC foi realizado em conjunto pelas pró-reitorias de Ensino (PROEN), de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PROINP), de Extensão (PROEX), de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PRODIN), e de Administração (PROAD), o I Congresso de Ciência e Tecnologia do IFAC também contou com o apoio da UFAC, Cooperativa de Crédito Sicoob, do Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Governo do Estado do Acre.
